sábado, 16 de abril de 2011

16 de Abril - Dia Mundial da Voz


Apreciamo-la sem dúvida nos belos cantos, aprendemos a distingui-la pelo timbre ou volume naqueles que mais amamos e incomoda-nos quando ela nos falha em momentos cruciais mas, regra geral, esquecemo-nos que este é um instrumento fundamental que requer cuidados diários.

Alertar para a importância da voz e dos cuidados necessários para a sua preservação é precisamente o objetivo deste dia, em que não será certamente inoportuno refletirmos sobre o valor desta capacidade natural no apaziguamento de tantos conflitos que se desenrolam à escala mundial.

É, sem dúvida, através do diálogo produzido com base nas vozes verdadeiramente aptas para mediar opiniões, propostas, exigências e reivindicações, que reside a grande solução para muitos dos problemas que afetam a nossa civilização. Prova-nos a história que o poder da voz pode derrubar obstáculos e conquistar vitórias, alterando o curso de acontecimentos aparentemente irreversíveis. E é também através da voz que se calam muitos silêncios, dando assim lugar à justiça e à liberdade a que têm direito todos os cidadãos do nosso planeta.

Celebremos por isso este Dia Mundial da Voz, sem esquecer que, para além de gostarmos de ouvir a nossa, é sempre útil sabermos ouvir a voz dos outros.

Fonte: http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=115172

Nenhum comentário: