quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Vereador Alex Almeida, líder da oposição, fala à RBN


Novamente na sessão da Câmara Municipal de Glória vem à tona a questão da taxa de esgoto da sede do município bem como questões envolvendo os agentes de saúde e taxa do IPTU. Esses foram alguns dos assuntos trazidos pelo líder da oposição o vereador Alex Almeida (PDT)

RBN- Mais uma vez embasa está sendo cobrada pela a taxa abusiva que vem cobrando nas cidades?
Ver. Alex Almeida - Esse assunto veio à tona mais uma vez, porque através da internet nós ficamos sabendo que na cidade de Brumado, aqui na Bahia, a taxa é apenas de 45% e aqui, no município de Glória, a taxa é de 80% então nós estamos fazendo alguns questionamentos junto à prefeitura de Brumado para saber qual dispositivo foi utilizado por lá para ter essa taxa, nós também queremos saber da Embasa qual é o motivo dessa diferenciação. Ainda com relação Embasa, a água do novo sistema de abastecimento, que atenderá várias comunidades do município, não está chagando até comunidades como Serrota e Angico e com isso voltamos a falar nos poços artesianos, na minha opinião a idéia do governo de fechar esses poços não é a melhor opção; já que na falta de água proveniente do sistema de abastecimento da Embasa, o abastecimento via poços artesianos seria uma alternativa.

RBN- Com relação a essa taxa o senhor informou que nem todas as residências possuem rede de esgoto?
Ver. Alex Almeida – Infelizmente penas 70% das unidades habitacionais da cidade foram contempladas, ficando 30% sem a rede de esgoto. Então vai acontecer alguma diferenciação enquanto alguns munícipes vão pagar o valor da taxa de esgoto, outros não vão. Então eu acredito que só quando 100% das pessoas forem atendidas é que se deveria começar a cobrança da referida taxa e que esta seja condizente com a condição do nosso povo.

RBN- Em plenário o senhor chamou atenção da comissão parlamentar de saúde para o assunto envolvendo os agentes comunitários de saúde, porque estariam utilizando larvicidas tóxicos?
Ver. Alex Almeida - Na verdade nós tivemos conhecimento de uma nota da assessoria de comunicação do município onde dizia que os agentes de saúde tinham recebido nova farda e novos materiais para o seu trabalho, bem como sobre a utilização de um novo larvicida chamado Diflubenzuron para o combate ao mosquito da dengue. Fiz pesquisas a respeito desse novo larvicida e soube que em Recife esse produto foi abolido justamente por está afetando a saúde dos agentes, lá eles estão utilizando outro produto chamado BTI que não agride o meio ambiente nem coloca em risco a saúde do agente de endemias, então busquei informações aqui no parlamento para que se faça uma fiscalização nessa material para salvaguardar a saúde dos nossos agentes.

RBN- o senhor também chamou atenção para a cobrança do IPTU e também informou sobre a participação do Plano Diretor?
Ver. Alex Almeida - Na verdade nós temos a taxa de IPTU mais alta da Bahia e uma das mais altas do Brasil, eu acredito que é fruto de um equivoco da casa e do governo quando foi elaborado o Código Tributário. Nós temos reclamações da população desde que esse imposto começou a ser cobrado. Não adianta você ter uma taxa alta se você não tem os serviços necessários. Então eu peço ao governo para que nós pudéssemos sentar e conversar no intuito de corrigir alguns desvios na cobrança do IPTU, até porque seria também importante para o governo que certamente com uma taxa mais condizente com a realidade arrecadaria mais impostos que poderiam ser convertidos em benefícios para a nossa comunidade.

RBN- Sobre o campeonato que começou no último domingo?
Ver. Alex Almeida - Quero desde já parabenizar a liga e as equipes que estão participando. A criação da liga já possibilita participar do Intermunicipal para colocar o esporte de Glória em um nível melhor, a nível estadual e pode até sonhar com uma representação nacional, isso implica na construção de um estádio para que Glória possa fazer participar desses eventos.

RBN- Sobre essa polêmica envolvendo o secretário Nivaldo Lopes que teria chamado o vereador Valério José de semi-analfabeto?
Ver. Alex Almeida – Eu sempre prezo muito pelo respeito às pessoas, não cabe a mim julgar as atitudes do secretário, se ele acha ético e correto agir da maneira que agiu é uma prerrogativa dele, eu não quero julgar, cada um faz aquilo que entende como certo. Eu respeito o secretário, respeito meus colegas, trato todos com educação, sei que muitos no nosso município, infelizmente, não tiveram acesso à educação devido às dificuldades que enfrentaram na sua época. Acredito que todos nós devemos respeitar e enaltecer o talento de cada um, sei como o povo de glória é guerreiro e eu costumo respeitar a todos independentemente no nível de educação que tiver, o que eu acho é que devemos respeitar a dignidade humana e principalmente a dignidade do povo de Glória que são justamente aqueles que nós representamos.


Redação: Ivone Lima, Jornalista da RBNotícia

Nenhum comentário: