domingo, 1 de setembro de 2013

Glória - Resumo da Sessão de 27/08/2013



A sessão da Câmara Municipal de Glória até bem pouco tempo conseguia se concentrar mais na parte administrativa do exercício legislativo, e cumpre informar que dentro de uma cordialidade entre seus pares poucas vezes vista, principalmente quando se trata de um município com disputas eleitorais tão acirradas como é o caso de Glória. Porém, nas últimas três sessões o clima entre oposição e situação tem se acentuando e hoje, terça-feira (27) ganhou contornos mais estridentes, para não dizer que os vereadores Nido de Dotor (PSD) presidente da Câmara e o opositor Valério José (PT) discutiram durante as intervenções de Valério. Na pauta de hoje apenas dois requerimentos o de Nº 108/2013 que pede patrolamento com urgência na via pública que se estende desde o final da rua Professor Roberto Santos até a Chácara do ex-prefeito Idalício Farias no centro da cidade e outro de Nº 109/2013 que solicita uma Coleta periódica do lixo no povoado Riachão e nas demais comunidades ribeirinhas, ampliando a limpeza da cidade, ambos do vereador Alexei Almeida (PDT).


(Vereadores de Glória)

Com um pouco mais de tempo dado a pauta curta, e com quase todos os vereadores presentes exceto o líder do governo Gilmar Pereira (PP), os vereadores usaram a tribuna no Grande Expediente para discuti o Plano Diretor, mas apenas no sentido genérico, já que o mesmo ainda não chegou à Câmara para apreciação, estudo e aprovação e de certa forma os projetos da cidade estão sob orientação do Plano.  

Pequeno Expediente

Durante o Pequeno Expediente o 2º secretário Dorgival Araújo Melo (PV), um dos poucos que usou o espaço fez observações no que diz respeito ao crescimento da cidade, segundo afirmou. “Não podemos negar que cidade de Glória cresce e recebe investimentos como nunca recebeu, isso é um fato. A minha preocupação é em relação à equação cidade e zona rural, porque não adianta crescer sem foco, é preciso entender e não fugir da nossa realidade e nós somos um município agrícola, portanto, nosso crescimento precisa ser nesse sentido” Afirmou o vereador.

Grande Expediente  

A sessão seguia tranqüila, enquanto se discutia o adiamento do Campeonato Gloriense, tema trazido por José Emanuel Braz (PTN) que segundo seus esclarecimentos o que aconteceu foi que a documentação não estava pronta e por orientação do advogado foi dado mais 15 dias para que se inicie a competição. Também se falou nos loteamentos que precisam de mais fiscalização, e no Plano Diretor como norte dos futuros trabalhos e investimentos para acidade. O vereador Alex Almeida que havia apontado na última sessão, que o Conselho Municipal de Saúde estava irregular, disse hoje no seu pronunciamento que ainda não tinha uma resposta oficial do jurídico da casa, ainda destacou a auditoria realizada na saúde do município. “Nós precisamos ter acesso a esses documentos, saber onde estão sendo alocados esses recursos, porque a população cobra de nós o que não estão vendo por no dia a dia”.  No entanto, foi bem antes da fala de Alex, quando o vereador Valério José se referindo às contas do município dos meses de maio, junho e julho fez acusações graves acusando à prefeita Ena Vilma, que os ânimos se exaltaram. Vamos aos principais trechos:

(Vereador Valério dando cartão vermelho para administração de Ena Vilma)

Valério José - “A prefeita, durante o São Pedro se divertiu junto aos seus correligionários em um camarote caríssimo à custa dos pobrezinhos de Glória”. Segundo as contas foram gastos R$40 mil reais entre lanches e infra-estrutura, quando não se avista um gasto de R$ 20 mil” Valério ainda chamou atenção para a falta de merenda nas escolas do município segundo afirmou: “as crianças estão chegando em casa às 10h:00 da manhã porque não tem merenda nas escolas, e isso está acontecendo porque os fornecedores não estão recebendo os pagamentos em dia”. O presidente Nido de Dotor respondeu: 

(Presidente Nido de Dotor) 

Pré. Nido de Dotor - Quero deixar claro para quem conhece a conduta da nossa prefeita e para quem não conhece, as acusações que o senhor fez são muito sérias e inverídicas, a prefeita não consumiu nenhuma bebida o que o quer que seja com dinheiro do povo, ela não precisa disso. Mas a casa tomará as devidas providências e o senhor será obrigado a provar o que está dizendo, pois não se pode atirar contra a reputação das pessoas dessa maneira sem qualquer responsabilidade. O senhor terá que provar ou responderá a processo.

Ordem do dia
Foi aprovado por unanimidade os requerimentos Nº 108 e Nº 109 ambos do vereador Alex Almeida, os temas eram respectivamente: efetuar patrolamento com urgência na via pública que se estende desde o final da rua professor Roberto Santos até onde fica a Chácara do ex-prefeito Edilício Farias e o outro diz respeito a coleta de lixo do povoado Riachão, estendendo a coleta para as demais comunidades ribeirinhas. 

Redação: Ivone Lima, Jornalista da RBNotícia

Um comentário:

Terapeuta nutricional iridologista T. MARINHO disse...

Numa cidade pequena pouquíssimas pessoas se atrevem a fazer comentários em tais ocasiões, pois sempre haverá interesses em jogo.