sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Promotoria de Justiça solicita a EMBASA, análise da água do Povoado Quixaba.


A Prefeitura de Glória diz que um grupo de pessoas do Povoado Quixaba, talvez por motivos políticos, cometeu danos ao patrimônio público, com a depredação das instalações destinadas à captação de água para abastecimento de povoados da área rural. O vereador Valério José diz que a prefeitura derrubou varias árvores que davam sombra e abrigo aos frequentadores da área de lazer e de banho e que o local foi destruído com o aterro da beirado do rio com várias caçambas de entulhos.
Diante do impasse criado entre a Comunidade do Povoado Quixaba e a Prefeitura Municipal de Glória-BA, em reunião realizada na quarta-feira, 23 de janeiro, entre representantes da Prefeitura de Gloria, da Comunidade da Quixaba e a Promotoria de Justiça, ficou decidido que:
Decisão da Promotoria de Justiça – Diante das dúvidas sobre a qualidade da água do local atual de captação de água tanto para o consumo quanto para o banho ficou deliberado que será necessária a criação de um grupo de trabalho para acompanhar as melhores soluções. A Promotoria de Justiça irá solicitar a EMBASA para que faça a análise da qualidade da água do local, se é própria para ser disponibilizada para a população e também para o banho. Será questionada ainda se a proximidade com o lançamento de efluentes de esgoto prejudica o ponto de captação.
Foi criada uma comissão: os representantes do Município; Secretário Francisco, o Consultor Cláudio e o Secretário Nivaldo, e da Comunidade; Sr. Edivaldo, Vereador Valério e Jurimaria e como colaborador João Carlos da EMBASA e Promotora de Justiça.
Foi orientada a comunidade de que ninguém faça atitudes de vandalismo ou de agressividade, caso contrário será responsabilizado.
A Prefeitura irá tirar o material de areia do local, abrirá um espaço para permitir a passagem de um carro e colocará placas de advertência de perigo de eletrocutamento.
A comunidade por sua vez se compromete a aguardar as definições para retornar o banho no local, no momento aguardará e utilizará outras áreas.
A próxima reunião da Comissão e da promotoria será no dia 19 de fevereiro, às 17 horas.
Fonte: Ministério Público do Estado da Bahia

Nenhum comentário: