quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Prefeitura de Glória agride meio ambiente e a população denuncia.


Maquinas da Prefeitura de Glória destroem área de lazer da população no Povoado Quixaba e de quebra agride meio ambiente em mais um desrespeito com o Rio São Francisco.

                   

Revolta, esse foi o sentimento que tomou conta da população da Quixaba, no ultimo dia 16, quando maquinas da Prefeitura de Glória adentraram em uma área nas margens do Rio São Francisco que durante 39 anos serviu de lazer para banhistas, visitantes e moradores daquele povoado, e simplesmente destruiu tudo que viu pela frente. Sem nenhum motivo aparente o maquinário derrubou árvores quê servia como sombra para os freqüentadores e visitantes daquela área e ainda despejou diversas carradas de entulho dentro do rio e nas suas margens onde estavam as arvores derrubadas. Ao saber do que estava acontecendo, mais de uma centena de pessoas se dirigiu ao local para tentar evitar tamanha barbaridade, mas ao chegar ao local era tarde, tudo estava destruído.

Num momento de seca, onde o Rio São Francisco mais uma vez é tema de discussão na busca de soluções para a sua sobrevivência e preservação, a Prefeitura de Glória comete tamanha agressão contra o maior manancial do Nordeste, derrubando justamente árvores que preservam as margens do rio que funcionam como proteção contra o assoreamento, que é um dos maiores problemas enfrentados pelo “Velho Chico” e, como se não bastasse, ainda joga carradas de entulho no leito do rio.

O que foi feito na Quixaba não só representa uma falta de respeito com a população que viu sua área de lazer destruída, como também é uma agressão ao Meio Ambiente como um todo. Inconformada a comunidade se reuniu e denunciou a Prefeita do município na Promotoria de Justiça Regional Ambiental, e espera que sejam tomadas medidas cabíveis que possam, no mínimo, fazer justiça com relação a essa atitude lamentável, já que a destruição é irreversível.

Veja a denuncia:

Quixaba, 22 de Janeiro de 2013.

DA
COMUNIDADE DA QUIXABA
GLÓRIA – BAHIA.
 À
PROMOTORA DE JUSTIÇA REGIONAL AMBIENTAL
DR. LUCIANA ESPINHEIRA DA COSTA KHOURY.


O Povoado Quixaba, situado às margens do Rio São Francisco, à aproximadamente 20 km da sede do município, com mais de 2.000 habitantes, sofreu recentemente um Ato de Vandalismo Ambiental por parte da Gestão Pública, provocando o repúdio e reação da população local.


O fato:.

A única área de lazer disponível para os banhistas locais e visitantes foi totalmente destruída pelas máquinas da Prefeitura Municipal de Glória, aonde derrubaram 09 (nove) pés de árvores que davam sombra e abrigo aos frequentadores; além de aterrarem a beirado do rio com várias caçambas de entulhos, conforme fotos em anexo.

A comunidade julgou a ação da Gestão incabível, desnecessária, desrespeitosa e um grande ato de Vandalismo e destruição do Meio Ambiente; e, vem por meio desta, denunciar este fato, ao tempo em que requer providencias e parecer desta Promotoria.

Sem mais para o momento, agradecemos à atenção.

Atenciosamente,

COMUNIDADE DA QUIXABA
MUNICÍPIO DE GLÓRIA – BAHIA.


Nenhum comentário: