quarta-feira, 9 de maio de 2012

Secretaria de Educação em Glória está há 20 dias sem titular

Há cerca de 20 dias a Secretaria Municipal de Educação, pasta que detém a maior fatia do orçamento da cidade, está sem um chefe. Funcionários da secretaria dizem que a ausência de um titular na pasta já está afetando os trabalhos. Após o pedido de afastamento de Adailton Alberto da Secretaria de Educação do município de Glória, para se candidatar a uma vaga no Legislativo, um impasse está gerando certo desconforto na base de sustentação da Prefeita de Glória. A escolha do substituto do então secretário.

Como é do conhecimento de todos a pasta da Educação é parte do acordo feito em 2008 quando da aliança feita pelos partidos que compunham a chapa majoritária que deu a vitória a então candidata Ena Vilma Negromonte. A Secretaria de Educação é de responsabilidade do Partido dos Trabalhadores (PT) desde o inicio do governo atual e, já teve como Secretário, além de Adailton Alberto, o ex Vereador Josiel Araújo.

Com o afastamento de Adailton, restou ao PT à indicação de um nome para assumir a Secretaria de Educação e, em reunião com a executiva do partido foi sugerido e aprovado por unanimidade o nome de José Cícero. Cícero tem formação técnica e é pós-graduado na área da educação, além disso, é residente no município de Glória, mais exatamente na Agrovila Jusante 6, e filho de uma grande liderança daquela comunidade, Dona Helena.

No entanto, o que seria uma indicação de sucesso e, teoricamente de boa aceitação, acabou se tornando num grande problema político para o Governo, pois a Prefeita Ena Vilma não aceitou a indicação feita pelo PT, causando desconforto dentro do partido e também no seio da família de José Cícero que se sentiu desprestigiada mesmo tendo dado apoio total e irrestrito à candidatura da atual prefeita no pleito que a elegeu. Segundo fontes ligadas ao Governo, o veto ao nome de José Cícero se deu pelo simples fato do mesmo ter aproximação com a ala do PT liderada pelo Vereador Valério José, desafeto declarado da gestora; mesmo motivo que gerou a demissão de Josiel Araújo da mesma secretaria.

A reposta do PT para o ocorrido foi imediata, na última terça, 08, no uso da Tribuna da Câmara, o líder do PT na casa, Vereador Valério José, leu um documento oficial que foi enviado ao Gabinete do Governo onde reiterava a posição do seu partido em manter a indicação do nome de José Cícero para assumir a pasta da educação municipal. A leitura do documento soou como um ultimato para o Governo, colocando em xeque a aliança PT/PP para as próximas eleições municipais. Resta saber como será resolvido esse impasse. A professora Josefa Vicente está interinamente na titularidade da secretaria. Na prefeitura, especula-se que ela mesma fique com o cargo.

Fonte: http://www.bobcharles.com.br/

Nenhum comentário: