sexta-feira, 18 de maio de 2012

Glória - Estado de Emergência pela Seca


Moradores do povoado  Porto da Serra, devido a severa estiagem há pelo menos oito meses no Nordeste, abandonam o local.  


Maria São Pedro, do povoado de Porto da Serra, no município de Glória (BA), relata a mudança de um de seus vizinhos: “ele não aguentou esta seca”. No dia 17 de abril de 2012 foi decretado “estado de emergência pela seca” no município de Glória-BA. Os políticos; “Aqui eles só vêm em tempos de eleição”, diz Maria São Pedro, que sequer tem energia elétrica em casa. 



A seca que assola o sertão nordestino mudou a vida dos criadores de gado nos municípios que sofrem com a severa estiagem há pelo menos oito meses. Sem chuva, o pasto foi reduzido à areia. Debilitados pelo alimento escasso, muitos animais já estão morrendo de sede e fome, gerando verdadeiros cemitérios a céu aberto. Além de não ter capim para dar a ovinos e bovinos, os produtores ainda são obrigados a comprar ração e complementos alimentícios a preços inflacionados.

 

Maior seca já registrada no Nordeste em décadas – Casa colocada a venda denuncia êxodo rural em Santa Brígida (BA). Pequenos criadores de gado alimentam rebanhos com capim seco para manter os animais vivos. Às margens da AL-220, o rio Traipu está completamente seco. Ele é uma das fontes de abastecimento da cidade alagoana de Jaramataia.
Durante uma semana, o UOL passou por cidades do semiárido de quatro Estados nordestinos (Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe), visitou comunidades e conversou com sertanejos. Todos relataram um cenário desolador, que começa a ser percebido a pouco mais de 100 km do litoral. Na viagem, aos poucos a paisagem verde vai dando lugar à terra seca e rachada.
Onde antes era capim, agora só resta cactos. A criação de animais na Bacia Leiteira de Alagoas está comprometida por conta da estiagem. A seca começou a se espalhar novamente pelo Nordeste. Segundo dados das defesas civis e estaduais, mais de 750 municípios já decretaram situação de emergência e mais de 4 milhões de pessoas foram afetadas.


O riacho do Brás, em Poço Redondo (SE), virou cemitério de animais com a maior seca já registrada no Nordeste em décadas.
Sofia Souza Costa já perdeu sete animais por conta da seca e diz que, se não chover nos próximos 3 meses, todo o rebanho da região irá morrer, em Poço Redondo (SE).

Fotos de Beto Macário/UOL
Fonte: noticias.uol.com.br / Panoticias

Nenhum comentário: