sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Cidadão Protesta: Animais na BA-210 estão matando filhos de Paulo Afonso e de Glória

"...dezenas de vidas se perderam por causa de acidentes ao longo da pista de acesso entre Paulo Afonso à Rodelas, em especial no trecho que compreende a cidade de Glória ao Povoado Quixaba..."


Crédito: Divulgação


Prezados internautas;


O tema desta matéria pode até aparentar ser mais uma mera reclamação, mas na medida que os senhores estiverem lendo, vão despertar para um sentimento de revolta muito grande, no entanto, após uma profunda meditação sobre esse descaso, certamente poderão até concordar comigo. Caso contrário, não me condene, pois mesmo que você não concorde comigo, haverá com certeza alguns pares que me apoiarão. A vida é assim!


Vou fazer duas perguntas de respostas óbvias, mas a temática do texto e a lógica do raciocínio me obrigam a fazer.


O que vale mais? A vida de um cavalo de aproximadamente R$ 4 mil ou a vida de um trabalhador que ganha um salário mínimo para mal sobreviver?


O que vale mais? A vida de uma ovelha de pura raça, a de uma vaca leiteira de aproximadamente R$ 6 mil ou a vida de sua mãe, esposa, irmã ou filha?


São respostas inquestionáveis, portanto, nem vou comentar.


Agora será aparece a grande questão. Porque nós sabemos as respostas para estas perguntas, mas as autoridades municipais insistem em optar pelos animais irracionais que valem determinada quantia em dinheiro, desprezando assim os seres humanos?


O fato é que dezenas e dezenas de vidas se perderam e outras tantas sofreram danos irreversíveis à sua saúde por causa de acidentes com veículos, envolvendo animais soltos, ao longo da pista de acesso entre as cidades de Paulo Afonso à Rodelas, em especial no trecho que compreende a cidade de Glória ao Povoado Quixaba.


Os proprietários dos animais não são responsabilizados, pois quando acontece um acidente e o ser humano fica agonizando no chão, ninguém sabe informar de quem é o animal envolvido na tragédia e fica tudo por isso mesmo, sendo que aquela vida perdida servirá apenas para aumentar as estatísticas na Secretaria da Segurança Pública do Estado, que diga-se de passagem, é bastante omisso.


Pessoas que trafegam em seus veículos diária ou esporadicamente, ficam expostas as riscos desnecessários com tamanha quantidade de animais soltos ao longo da BA-210. Só a título de sugestão; esses fazendeiros ou donos de animais deveriam ser cadastrados e terem suas criações marcadas com identificação do dono, pois os bichos não tem identificação na hora que causam acidentes, mas quando vai alguém com uma espingarda para sacrificar, num instante aparece o proprietário armado até os dentes, defendendo seus rebanhos.


Diante de tantas denúncias que já foram feitas na internet sobre o aludido assunto, este texto poderá servir apenas como instrumento de precaução para os criadores que insistem em deixar os animais soltos vagando pela pista, inclusive á noite, o que piora mais a situação, pois não há iluminação pública no trecho citado, favorecendo ainda mais aos acidentes fatais, especialmente dos motociclistas.


O caso é que esta situação motiva as pessoas a tomarem ações isoladas e estimula a prática de sacrificar os animais que forem encontrados as margens das pistas. Tudo isso por causa da omissão do poder público. Pessoas solidárias com a situação e até parentes das vítimas já falam em abater ou capturar dos animais soltos. Os que forem capturados serão levados para as prefeituras locais, diferentemente de outras situações, onde o animal será abatido no mesmo local onde for encontrado. Isso não é uma coisa que agrade as pessoas, mas se tornou extremamente necessária. Se você acha isso um absurdo, procure então convencer do contrário, as famílias que perderam seus entes queridos, por causa da irresponsabilidade dos criadores de animais que insistem em ser chamados de "fazendeiros" e não guardam seus animais devidamente em cercados. No mínimo eles deveriam ser autuados por crime culposo e ainda indenizar as famílias das vítimas.


Uma boa medida seria o cadastramento dos "fazendeiros" com suas criações, marcando os animais, pois quando ocorresse um acidente envolvendo o referido animal, o proprietário seria devidamente penalizado. Assim também, como multas para os proprietários que omitissem os nascimentos dos filhotes e ou novas aquisições, que não fosse declarado para cadastro e marcação devida.


Termino meu texto com outra pergunta; A solução existe, só não resolve se não quiser ou vai ser preciso sair matando os bichinhos por aí?


(Atenciosamente; EDMILSON SANTOS)


Fonte:www.ozildoalves.com.br

Nenhum comentário: