sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Protesto de professores

Geral 18/09/09 00h20m - Paulo Afonso - BA
Professores protestam por melhores salários em Glória
Redaçãoredacao@ozildoalves.com.br


Em virtude do aumento de 19,8% liberado pelo Fundeb para os municípios e não repassados aos profissionais da educação, alguns professores municipais, liderados pela presidente da APLB, Esmeralda Patriota, realizaram na última quarta-feira, 16, um pequeno protesto pelas principais ruas da sede do município de Glória – BA. Os professores reivindicam um aumento de 15%, em contraproposta, a prefeitura ofereceu 6%. A prefeita Ena Vilma já encaminhou o projeto do reajuste salarial para a Câmara Municipal.

Entrevistados pelo repórter Tony Cézar da Rádio Bahia Nordeste, os vereadores Nildo José da bancada da situação e Alex Almeida da oposição, falaram sobre o assunto:

Nildo José

"Este projeto foi encaminhado a esta casa pela prefeita Ena Vilma, solicitando que a câmara municipal reajuste os salários dos professores em 6%. O projeto foi encaminhado em regime de urgência, e quando isso ocorre o regimento interno da casa diz que a câmara tem 45 dias para discutir, emendar e votar o projeto. Tomando conhecimento das manifestações dos professores devido ao reajuste apresentado pela prefeita, resolvi fazer um convite ao secretário de educação Josiel Araujo para que, na próxima sessão possa prestar informações no plenário da câmara aos vereadores, população em geral do município sobre a verdadeira situação financeira do município. Porque nós estamos aqui para defender a sociedade, e nós governistas para defender o governo, mas temos que opinar pela razoabilidade. Não podemos votar um projeto de Lei que o executivo não tenha condições de cumprir, muito embora nós defendamos os professores, categoria, e a população e ponderar e agir com razoabilidade. Como é uma questão polêmica opinamos pela discussão, uma ampla discussão com a sociedade com os vereadores, com todos os interessados para a câmara deliberar sobre esse projeto de Lei que se encontra na secretaria desta casa."

Alex Almeida
"Esperamos um desfecho desse problema, já que a APLB na pessoa da Esmeralda Patriota coloca que houve um aumento por parte do Fundeb. Algo em torno de 19,8%, enquanto que a prefeitura só quer repassar apenas 6% do aumento para os professores. A divergência é essa. O projeto de Lei chegou para leitura, irá chegar às comissões. Eu como relator da comissão de orçamento, contas e finanças públicas quero estar a par desta situação para poder dar um parecer favorável aos professores. No entanto, não posso prejudicar as finanças do município."

Nenhum comentário: