quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Vereador Alex Almeida, líder da oposição, fala à RBN


Novamente na sessão da Câmara Municipal de Glória vem à tona a questão da taxa de esgoto da sede do município bem como questões envolvendo os agentes de saúde e taxa do IPTU. Esses foram alguns dos assuntos trazidos pelo líder da oposição o vereador Alex Almeida (PDT)

RBN- Mais uma vez embasa está sendo cobrada pela a taxa abusiva que vem cobrando nas cidades?
Ver. Alex Almeida - Esse assunto veio à tona mais uma vez, porque através da internet nós ficamos sabendo que na cidade de Brumado, aqui na Bahia, a taxa é apenas de 45% e aqui, no município de Glória, a taxa é de 80% então nós estamos fazendo alguns questionamentos junto à prefeitura de Brumado para saber qual dispositivo foi utilizado por lá para ter essa taxa, nós também queremos saber da Embasa qual é o motivo dessa diferenciação. Ainda com relação Embasa, a água do novo sistema de abastecimento, que atenderá várias comunidades do município, não está chagando até comunidades como Serrota e Angico e com isso voltamos a falar nos poços artesianos, na minha opinião a idéia do governo de fechar esses poços não é a melhor opção; já que na falta de água proveniente do sistema de abastecimento da Embasa, o abastecimento via poços artesianos seria uma alternativa.

RBN- Com relação a essa taxa o senhor informou que nem todas as residências possuem rede de esgoto?
Ver. Alex Almeida – Infelizmente penas 70% das unidades habitacionais da cidade foram contempladas, ficando 30% sem a rede de esgoto. Então vai acontecer alguma diferenciação enquanto alguns munícipes vão pagar o valor da taxa de esgoto, outros não vão. Então eu acredito que só quando 100% das pessoas forem atendidas é que se deveria começar a cobrança da referida taxa e que esta seja condizente com a condição do nosso povo.

RBN- Em plenário o senhor chamou atenção da comissão parlamentar de saúde para o assunto envolvendo os agentes comunitários de saúde, porque estariam utilizando larvicidas tóxicos?
Ver. Alex Almeida - Na verdade nós tivemos conhecimento de uma nota da assessoria de comunicação do município onde dizia que os agentes de saúde tinham recebido nova farda e novos materiais para o seu trabalho, bem como sobre a utilização de um novo larvicida chamado Diflubenzuron para o combate ao mosquito da dengue. Fiz pesquisas a respeito desse novo larvicida e soube que em Recife esse produto foi abolido justamente por está afetando a saúde dos agentes, lá eles estão utilizando outro produto chamado BTI que não agride o meio ambiente nem coloca em risco a saúde do agente de endemias, então busquei informações aqui no parlamento para que se faça uma fiscalização nessa material para salvaguardar a saúde dos nossos agentes.

RBN- o senhor também chamou atenção para a cobrança do IPTU e também informou sobre a participação do Plano Diretor?
Ver. Alex Almeida - Na verdade nós temos a taxa de IPTU mais alta da Bahia e uma das mais altas do Brasil, eu acredito que é fruto de um equivoco da casa e do governo quando foi elaborado o Código Tributário. Nós temos reclamações da população desde que esse imposto começou a ser cobrado. Não adianta você ter uma taxa alta se você não tem os serviços necessários. Então eu peço ao governo para que nós pudéssemos sentar e conversar no intuito de corrigir alguns desvios na cobrança do IPTU, até porque seria também importante para o governo que certamente com uma taxa mais condizente com a realidade arrecadaria mais impostos que poderiam ser convertidos em benefícios para a nossa comunidade.

RBN- Sobre o campeonato que começou no último domingo?
Ver. Alex Almeida - Quero desde já parabenizar a liga e as equipes que estão participando. A criação da liga já possibilita participar do Intermunicipal para colocar o esporte de Glória em um nível melhor, a nível estadual e pode até sonhar com uma representação nacional, isso implica na construção de um estádio para que Glória possa fazer participar desses eventos.

RBN- Sobre essa polêmica envolvendo o secretário Nivaldo Lopes que teria chamado o vereador Valério José de semi-analfabeto?
Ver. Alex Almeida – Eu sempre prezo muito pelo respeito às pessoas, não cabe a mim julgar as atitudes do secretário, se ele acha ético e correto agir da maneira que agiu é uma prerrogativa dele, eu não quero julgar, cada um faz aquilo que entende como certo. Eu respeito o secretário, respeito meus colegas, trato todos com educação, sei que muitos no nosso município, infelizmente, não tiveram acesso à educação devido às dificuldades que enfrentaram na sua época. Acredito que todos nós devemos respeitar e enaltecer o talento de cada um, sei como o povo de glória é guerreiro e eu costumo respeitar a todos independentemente no nível de educação que tiver, o que eu acho é que devemos respeitar a dignidade humana e principalmente a dignidade do povo de Glória que são justamente aqueles que nós representamos.


Redação: Ivone Lima, Jornalista da RBNotícia

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Vereador Dorgival Araújo recebe certificado da Loja Maçônica Liberdade e Glória

Na sessão da terça-feira, 17 de setembro, o Vereador Dorgival Araújo Melo recebeu, da Loja Maçônica Liberdade e Glória da cidade de Glória-BA, certificado pela participação na palestra alusiva à Semana da Pátria. A palestra foi realizada no dia 12 de setembro de 2013, ministrada pelo Exmo. Sr. Major Santos Filho - Comandante da 1° CIA de Infantaria do Exército Brasileiro da Cidade de Paulo Afonso.

O certificado foi entregue pelo Vereador Alex Almeida membro ativo da Loja Maçônica Liberdade e Glória. 

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Vereador Alex Almeida fala à RBN - 17/09/2013

A sessão da última Terça, 17, da Câmara Municipal de Glória trouxe um público diferente e especial; jovens estudantes da escola CEAF e os Agentes de Saúde e Endemias, que estavam mobilizados por melhorias de salário e condições de trabalho, assistiram o pronunciamento dos vereadores, ficaram por dentro de como funciona o Poder Legislativo e suas relações com os demais poderes. Esses e outros assuntos foram tema da entrevista do líder da oposição, Vereador Alex Almeida.

RBN - Os estudantes que vieram conhecer o funcionamento da Câmara e os agentes de saúde que reivindicam uma data base para o aumento foram temas do seu comentário?

Ver. Alex Almeida - Sim nós hoje tivemos a presença especial dos alunos que vieram saber como funciona a rotina da Câmara, de inicio queria parabenizar a iniciativa do professor Antonio e da professora Neide, pois uma visita dessa natureza já contribui para a formação do cidadão politizado e eu espero outras escolas se espelhem nessa iniciativa e tragam seus alunos para também conhecerem os nossos trabalhos aqui na Casa Legislativa. Com relação aos Agentes de Saúde e de Endemias quero parabenizá-los por terem aderido à paralisação nacional, nós sabemos os problemas e as dificuldades que os mesmos passam no desempenho das suas atividades além dos mesmos estarem sem reajustes nos seus vencimentos a mais de 5 anos, assim como outras categorias de servidores públicos municipais. Nós sabemos que não existem vitórias sem mobilização e o que a gente espera é que essa mobilização obtenha sucesso e que as reivindicações da classe sejam atendidas.


RBN – Foi mencionado durante a Sessão o problema do abastecimento de água por parte da EMBASA no Povoado Quixaba, o que o Senhor tem a dizer a respeito?

Ver. Alex Almeida - Com relação a essa questão que foi citada pelos Vereadores Zé de Sidú e Valério, acredito que deva ser agendada uma reunião com a EMBASA no intuito de resolver essas pendências e as insatisfações da população até porque nos próximos dias a EMBASA estará assumindo a responsabilidade sobre o abastecimento de água de mais algumas localidades do município e é essencial que a população esteja satisfeita com a qualidade dos serviços prestados por essa empresa. Além da questão da EMBASA temos pela frente uma outra questão a ser resolvida que é a questão dos Poços Artesianos que abasteciam essas localidade que agora vão ser abastecidas com água tratada. Há um clamor da população que esses poços sejam utilizados para o abastecimento de água para consumo animal e parece que o Governo tem a intenção de fechar esses poços o que, na minha opinião, prejudicaria os criadores.

RBN - O senhor foi um dos parlamentares que, no ano passado, aprovou o aumento do número de vereadores na Câmara de Glória, depois desse aumento as coisas melhoraram para a população?

Ver. Alex Almeida - Na época da eleição do aumento de 9 para 11 nós apenas respaldamos uma lei federal, aqui nós tínhamos a opção de deixar com 9 ou aumentar o numero de cadeiras para 11, eu votei no aumento para 11 para que a casa tivesse mais representatividade, por exemplo, antigamente tínhamos 2 vereadores da Quixaba, hoje nós temos 3, no Brejo nós tínhamos 1 a agora são 2, nas Agrovilas tínhamos 1 e hoje são 2, então é mais representatividade e, além disso, os debates são mais enriquecedores bem como a capacidade de articulação política, vale salientar que o aumento no numero de Vereadores da casa não aumentou em nada a despesa do legislativo.

RBN – O Vereador tem mais alguma coisa pra falar para os nossos ouvintes? Fique a vontade...

Ver. Alex Almeida - Bem Ivone, aproveito a oportunidade para cobrar a celeridade da reforma da quadra da Agrovila 5, essa quadra foi toda quebrada e já tem 10 dias que o serviço está parado e aquela população está sentindo falta da quadra de esportes que é uma importante área de lazer daquela localidade. Quero também dizer ao nosso povo que ratifico minha posição que é de oposição a esse governo, denunciando desmandos, erros e injustiças, como vem sendo há 5 anos e qualquer mudança no meu posicionamento político será fruto uma nova reorganização política que, no entanto não irá mudar minha forma de pensar, meus princípios e muito menos meu compromisso com o povo gloriense.


 Redação: Ivone Lima, Jornalista da RBNotícia

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Polícia Civil prende “ratão” acusado de tentar matar o Delegado Bacelar – Foto e Entrevista



Informações extraídas do site: www.chicosabetudo.com.br
 
No final da manhã de hoje (18/09), o Delegado Mozart conseguiu realizar a prisão de Natanael José de Sá, morador do Povoado Brejo do Burgo, acusado de tentar matar o delegado Marco Antônio Bacelar e seu segurança Josivaldo Teixeira Filho, conhecido por ‘Doucha’, fato ocorrido na tarde desta terça-feira (17/09) na zona rural de Glória- BA.
 
Natanael José de Sá, conhecido como “ratão”, foi preso graças a um trabalho investigativo feito pela Polícia Civil que conseguiu prender o acusado escondido em uma residência do Povoado. Após ser trazido para a Delegacia Regional de Paulo Afonso, Natanael conversou com exclusividade com ChicoSabeTudo.
1

ChicoSabeTudo: Natanael o que foi que aconteceu?

Natanael: Ele (delegado) chegou na minha casa, entrou  e foi mandando eu colocar a mão pra cima e falando pra eu entregar o “ferro”(revólver). Quando eu disse que não tinha, ele me deu um tapa e começou a procurar na casa. Foi quando eu fui no quarto, peguei a faca e acertei ele e depois o outro.

ChicoSabeTudo: Você teve a intenção de matar o Delegado?

Natanael: Não, eu não sabia que era o Delegado, se eu soubesse não tinha feito isso.

ChicoSabeTudo: Você conhecia o Delegado?

Natanael: Não, só conhecia o ‘Doucha’.

ChicoSabeTudo: Você já tem passagem pela polícia?

Natanael: Não

ChicoSabeTudo: Por que você tinha sido intimado?

Natanael: Por que eu briguei com seu “Liberato”. Já havia ido cobrar meu dinheiro outras vezes e ele não queria me pagar.

ChicoSabeTudo: E agora como fica a sua situação?

Natanael: Agora tô à disposição de vocês. Tenho que pagar pelo que fiz.

Delegado Bacelar é esfaqueado no Brejo do Burgo, povoado de Glória.




O Delegado Municipal da cidade de Glória-BA, Marco Antônio Bacelar, e seu segurança Josivaldo Teixeria Filho, mais conhecido por ‘Dôcha’, sofreram uma dupla tentativa de homicídio no final da tarde de hoje (17). O Bacelar se deslocou da sede até o povoado Brejo do Burgo para levar pessoalmente uma intimação a um popular conhecido por ‘Ratão’ que no último sábado (14) havia agredido seu patrão de nome ‘Liberato’.
Ao chegar na casa do agressor Bacelar o chamou, porém, já premeditando o crime, Ratão pediu para o delegado entrar,  ao chegar na porta da casa para entregar a intimação ele foi surpreendido com três golpes de faca. Rapidamente, o segurança do delegado que o esperava no carro percebeu a estranha movimentação e foi até a casa, o elemento se escondeu atrás da porta e também conseguiu atingir com um golpe o segurança.
Os dois foram socorridos por um morador do povoado e levados para Hospital Nair Alves de Souza. Bacelar levou um golpe próximo ao pescoço e dois atingiram a região toráxica. Felizmente, segundo informações do Delegado Regional de Paulo Afonso, Mozart Cavalcante, os dois estão fora de perigo. Bacelar deverá receber alta a qualquer momento, já o segurança ‘Dôcha’ foi submetido a uma cirurgia e ficará em observação médica.
O elemento que já tem passagens pela polícia fugiu do local e está sendo procurado pelas polícias civil e militar.
Fonte: ozildoalves.com.br

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Glória: Agentes comunitários de saúde e de endemias aderem a paralisação nacional

O intuito, segundo a categoria, é pressionar o governo federal para aprovar
um Projeto de Lei que reajusta o salário dos profissionais ao piso nacional.
(Foto: Nildo Aranha).

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes de Endemias de Glória paralisaram as atividades na manhã desta terça-feira (17) aderindo ao movimento nacional. O intuito, segundo a categoria, é pressionar o governo federal para que este aprove o Projeto de Lei (PL) que reajusta o salário dos profissionais ao piso nacional. Pela manhã os agentes foram até a Câmara de Vereadores e, durante a Sessão, ouviram palavras de apoio e incentivo dos Vereadores com relação a mobilização, a tarde os agentes se concentraram na Quadra da Igreja de Santo Antônio onde cobravam da presidente Dilma Rousseff (PT) a aprovação do PL e, segundo alguns dos manifestantes, cobrar do Governo Municipal o acordo feito no mês de Maio onde o piso dos agentes deveria ter sido reajustado para R$950,00 e, no entanto, até o presente momento, o valor permanece sendo os mesmos R$871,00.   

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

12 de Setembro - Aniversário da cidade de Chorrochó!!



Quero parabenizar a cidade de Chorrochó pelos seus 59 anos, assim como parabenizo toda a sua população, formada de pessoas hospitaleiras, humildes de coração e guerreiras por natureza; lugar onde pude conquistar amizades sinceras e viver momnentos de grande alegria ao lado dessas pessoas que aprendí a respeitar e considerar por toda a minha vida.

Um grande abraço a todos os Chorrochoenses!!

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

O Grande Piloto = PILOTÃO

Alguém precisa assessorar melhor a Secretaria de Saúde do Município de Glória, a avaliar pelo grosseiro erro de português apresentado no suposto "convite oficial", que nas entrelinhas se tratava de uma convocação obrigatória, enviado aos funcionários daquela secretaria para que todos participassem do Desfile Cívico de 7 de Setembro da cidade de Glória, já se tem uma ideia de quantos outros notáveis erros são cometidos naquela que, certamente, deve ser considerada uma secretaria prioritária para o bem estar da população. 

Será que um Grande Piloto (PILOTÃO) desfilou no PELOTÃO da Secretaria de Saúde de Glória????



quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Entrevista com Alex Almeida: “Funcionários dizem que estão sendo obrigados a desfilar”

Em clima que antecipa as comemorações do 7 de Setembro a Câmara Municipal de Glória terminou mais cedo a sessão ordinária da última terça Feira, 03 já que não houve votação na ordem do dia, porém, Alex Almeida (PDT), que lidera a oposição, pediu que os vereadores olhassem a situação de funcionários que estão sendo “obrigados” a participar do desfile cívico. Sobre esses e outros assuntos ele conversou com nossa reportagem:

RBN- A Câmara aprovou um projeto importante sobre o Plano de Carreira e Salários dos professores, na última sexta-feira a oposição fez alguma intervenção?
Ver. Alex Almeida - Tivemos aqui em caráter extraordinário uma sessão para votar o Projeto de Lei Nº 13/2013, nós aprovamos e eu fiz algumas indagações porque, apesar de garantir o aumento nos vencimentos dos profissionais da educação, não ficou claro quando vai ser pago o retroativo desse aumento. Em Paulo Afonso aconteceu uma greve de 27 dias, porque o prefeito não se pronunciou a respeito e aqui em Glória não está definido também quando será pago esse retroativo e o tratamento foi diferente, nós não tivemos greve, ainda bem para não atrasar as aulas e os alunos não se prejudicarem, mas fica aqui a dúvida e a cobrança para que o governo repasse aos professores os valores retroativos do aumento que foi dado no dia 30. 

RBN - Sua colocação sobre a obrigação dos funcionários serem obrigados a participar do desfile da Independência foi contestada, a afirmação procede?
Ver. Alex Almeida - Começamos a semana da Pátria com algumas reclamações por parte de algumas secretarias e de alguns funcionários que estão sendo obrigados a desfilar no desfile cívico do próximo sábado, caso contrário vão perder o emprego. Então eu acho que um governo democrático ou que se diz democrático ter esse tipo de atitude é no mínimo um desrespeito não só ao funcionário mais a pessoa que está ali com seu direito cerceado. Acho que cada um deve ter em mente o desejo cívico de cumprir sua parte cívica no município porque é uma data festiva, mas não acredito que a melhor forma disso ser resolvida seja a ferro e fogo obrigando os funcionários a desfilarem caso contrário perdem seus empregos. Se o governo estiver me ouvindo, reveja essa postura porque isso é uma falta de respeito e uma afronta à democracia.

RBN - O senhor também chamou atenção para as obras que estão sendo feitas, principalmente quando caírem às chuvas?
Ver. Alex Almeida - Sim, a população da Favela está se sentindo prejudicada com a reforma das estradas naquela região pois essa reforma chegou até certo ponto e não continuou conforme vinha sendo feita desde a Baixa das Pedras. Nós estamos fazendo essa reclamação porque foi um pleito daquela população e esperamos que essa situação também seja resolvida. Nós já estamos com a Ciclovia adentrando a a sede do município e a população da Avenida Adauto Pereira está preocupada porque a Ciclovia está sendo construída acima do nível das casas e, chovendo, a agua pode invadir as casas. A prefeitura também precisa ver uma solução para esse problema antes que passe a ser uma constante e traga transtorno não só a população como ao próprio governo em anos futuros.


Redação: Ivone Lima, Jornalista da RBNotícia

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Vice-prefeito de Glória (BA) capota veículo na BA 210


Clique para ampliar
 Ângelo Manoel de Oliveira, 74 anos, vice-prefeito da cidade de Glória- BA conduzia um veículo Uno e retornava da cidade de Petrolândia- PE,  quando sofreu um acidente na tarde do último sábado (31/08), por volta das 13h30min nas proximidades do Posto da ADAB.

Anginho, como é mais conhecido na região perdeu o controle do carro ao cochilar no volante, que acabou saindo da pista, bateu em uma pedra e em seguida capotou.No momento do acidente, Anginho estava acompanhado de um amigo que não foi identificado. Ambos usavam cintos de segurança. Os policiais que estavam de serviço no posto viram o acidente e se deslocaram até o local para prestarem socorro.

Uma unidade do Samu do município de Glória foi acionada e conduziu os dois para o Hospital Nair Alves de Souza. O condutor sofreu apenas escoriações pelo braço. O veiculo ficou parcialmente destruído.

domingo, 1 de setembro de 2013

Glória - Resumo da Sessão de 27/08/2013



A sessão da Câmara Municipal de Glória até bem pouco tempo conseguia se concentrar mais na parte administrativa do exercício legislativo, e cumpre informar que dentro de uma cordialidade entre seus pares poucas vezes vista, principalmente quando se trata de um município com disputas eleitorais tão acirradas como é o caso de Glória. Porém, nas últimas três sessões o clima entre oposição e situação tem se acentuando e hoje, terça-feira (27) ganhou contornos mais estridentes, para não dizer que os vereadores Nido de Dotor (PSD) presidente da Câmara e o opositor Valério José (PT) discutiram durante as intervenções de Valério. Na pauta de hoje apenas dois requerimentos o de Nº 108/2013 que pede patrolamento com urgência na via pública que se estende desde o final da rua Professor Roberto Santos até a Chácara do ex-prefeito Idalício Farias no centro da cidade e outro de Nº 109/2013 que solicita uma Coleta periódica do lixo no povoado Riachão e nas demais comunidades ribeirinhas, ampliando a limpeza da cidade, ambos do vereador Alexei Almeida (PDT).


(Vereadores de Glória)

Com um pouco mais de tempo dado a pauta curta, e com quase todos os vereadores presentes exceto o líder do governo Gilmar Pereira (PP), os vereadores usaram a tribuna no Grande Expediente para discuti o Plano Diretor, mas apenas no sentido genérico, já que o mesmo ainda não chegou à Câmara para apreciação, estudo e aprovação e de certa forma os projetos da cidade estão sob orientação do Plano.  

Pequeno Expediente

Durante o Pequeno Expediente o 2º secretário Dorgival Araújo Melo (PV), um dos poucos que usou o espaço fez observações no que diz respeito ao crescimento da cidade, segundo afirmou. “Não podemos negar que cidade de Glória cresce e recebe investimentos como nunca recebeu, isso é um fato. A minha preocupação é em relação à equação cidade e zona rural, porque não adianta crescer sem foco, é preciso entender e não fugir da nossa realidade e nós somos um município agrícola, portanto, nosso crescimento precisa ser nesse sentido” Afirmou o vereador.

Grande Expediente  

A sessão seguia tranqüila, enquanto se discutia o adiamento do Campeonato Gloriense, tema trazido por José Emanuel Braz (PTN) que segundo seus esclarecimentos o que aconteceu foi que a documentação não estava pronta e por orientação do advogado foi dado mais 15 dias para que se inicie a competição. Também se falou nos loteamentos que precisam de mais fiscalização, e no Plano Diretor como norte dos futuros trabalhos e investimentos para acidade. O vereador Alex Almeida que havia apontado na última sessão, que o Conselho Municipal de Saúde estava irregular, disse hoje no seu pronunciamento que ainda não tinha uma resposta oficial do jurídico da casa, ainda destacou a auditoria realizada na saúde do município. “Nós precisamos ter acesso a esses documentos, saber onde estão sendo alocados esses recursos, porque a população cobra de nós o que não estão vendo por no dia a dia”.  No entanto, foi bem antes da fala de Alex, quando o vereador Valério José se referindo às contas do município dos meses de maio, junho e julho fez acusações graves acusando à prefeita Ena Vilma, que os ânimos se exaltaram. Vamos aos principais trechos:

(Vereador Valério dando cartão vermelho para administração de Ena Vilma)

Valério José - “A prefeita, durante o São Pedro se divertiu junto aos seus correligionários em um camarote caríssimo à custa dos pobrezinhos de Glória”. Segundo as contas foram gastos R$40 mil reais entre lanches e infra-estrutura, quando não se avista um gasto de R$ 20 mil” Valério ainda chamou atenção para a falta de merenda nas escolas do município segundo afirmou: “as crianças estão chegando em casa às 10h:00 da manhã porque não tem merenda nas escolas, e isso está acontecendo porque os fornecedores não estão recebendo os pagamentos em dia”. O presidente Nido de Dotor respondeu: 

(Presidente Nido de Dotor) 

Pré. Nido de Dotor - Quero deixar claro para quem conhece a conduta da nossa prefeita e para quem não conhece, as acusações que o senhor fez são muito sérias e inverídicas, a prefeita não consumiu nenhuma bebida o que o quer que seja com dinheiro do povo, ela não precisa disso. Mas a casa tomará as devidas providências e o senhor será obrigado a provar o que está dizendo, pois não se pode atirar contra a reputação das pessoas dessa maneira sem qualquer responsabilidade. O senhor terá que provar ou responderá a processo.

Ordem do dia
Foi aprovado por unanimidade os requerimentos Nº 108 e Nº 109 ambos do vereador Alex Almeida, os temas eram respectivamente: efetuar patrolamento com urgência na via pública que se estende desde o final da rua professor Roberto Santos até onde fica a Chácara do ex-prefeito Edilício Farias e o outro diz respeito a coleta de lixo do povoado Riachão, estendendo a coleta para as demais comunidades ribeirinhas. 

Redação: Ivone Lima, Jornalista da RBNotícia