quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Glória: Falta de coleta de lixo preocupa moradores do Povoado Riachão (fotos)

A presença de lixo acumulado nas comunidades ribeirinhas do município de Glória vem despertando a insatisfação dos moradores dessas áreas. Com o lixo, ratos e insetos estão se proliferando e com eles, as doenças.
“O povo da Beira do Rio já sofre com a falta de água tratada, saneamento, médicos e ainda precisa conviver com lixo? Quando nosso povo vai ser respeitado?”, reclama a moradora do povoado Riachão, Claudijane Ferreira.
Ninha, como Claudijane é conhecida popularmente, frisou que nunca houve coleta de lixo no seu povoado e a situação chegou a um ponto em que a comunidade não está mais suportando, por isso, tomou a iniciativa de realizar um abaixo assinado entre os moradores daquela localidade e enviou para a Câmara Municipal solicitando que a Prefeita de Glória tome alguma providência no intuito de resolver essa situação afinal, a coleta de lixo é um serviço público essencial e imprescindível à manutenção da saúde pública visto que o acúmulo de lixo pode acarretar a disseminação de doenças, em prejuízo da população que ali reside, sem falar no perigo de poluir as águas do rio São Francisco, pois o acumulo de lixo está próximo das suas margens.
Em resposta àquela comunidade, o Vereador Alex Almeida (PDT) fez a solicitação, via requerimento, da implantação periódica de Coleta de Lixo nas comunidades ribeirinhas do município de Glória, requerimento este que foi aprovado por unanimidade dos Vereadores, faltando agora a Prefeita fazer as devidas tratativas para a resolução do problema.
Segundo o artigo 10 da Lei Federal nº 12.305/2010, cabe aos municípios “a gestão integrada dos resíduos sólidos gerados nos respectivos territórios, sem prejuízo das competências de controle e fiscalização dos órgãos federais e estaduais”. Como a prefeitura de Glória não presta o serviço, os moradores se vêem obrigados a incinerar o lixo em terreno marginal, geralmente em APPs (Áreas de Preservação Permanente), o que acarreta sérios danos ambientais.
Veja abaixo, fotos da situação do lixo na localidade:
 

Nenhum comentário: