quinta-feira, 25 de julho de 2013

Dia Internacional da Mulher Negra na América Latina e Caribe


25JUL
Hoje é o Dia Internacional da Mulher Negra na América Latina e Caribe. Essa data foi estabelecida pelo movimento de mulheres negras na ocorrência do 1º Encontro de Mulheres Negras da América Latina e do Caribe em 1992, em Santo Domingo na República Dominicana.

Devemos ressaltar que cada vez mais percebemos a presença e as conquistas do movimento de mulheres negras trabalhadoras. Contudo, é necessário apontar para a profunda desigualdade que ainda vivenciam as mulheres negras no nosso país, e a America Latina e Caribe.
A saúde da mulher negra possui suas especificidades e ainda é objeto de negação pelo Estado. Acerca do acesso ao direito à moradia digna, ainda são as mulheres negras as pessoas mais vulnerabilizadas de toda essa população carente de acesso. O emprego doméstico, infelizmente herança de uma sociedade escravocrata, possui carteira de trabalho assinada em 40% dos casos, e a informalidade afeta a grande maioria das mulheres negras. O trabalho informal, a presença do trabalho escravo é exercida na sua maioria pelas mulheres negras. Além disso, há uma invisibilização da mulher negra nos espaços de poder. Na mídia a mulher negra é tratada de forma misógina e racista. 
Um viva às mulheres negras que lutam!

Nenhum comentário: