sexta-feira, 7 de outubro de 2011

08/10 - Dia do Operador.


Dia dos Operadores de Sistemas e Instalações, 08 de Outubro.


O poeta Luiz Gonzaga Operador da Subestação de BNO, reflete esse sentimento.





CABEÇA DE OPERADOR



(Uma homenagem aos Operadores de Sistemas e Instalações)



Há pessoas que durante seus trabalhos cometem equívocos, porém remedeiam, corrigem sem que haja conseqüências maiores, ou seja, não devem, mas podem errar. Nós não, não devemos e nem tão pouco podemos errar.


Dizem que nosso trabalho causa fadiga, cansaço, stress, não sei. Só sei que é repetitivo. E o pior, acho que sempre estamos na expectativa de que aconteça o que não queremos que aconteça.


Outro dia li sobre um jogo da seleção brasileira na Europa, que um dos inimigos seria o fuso horário, algo em torno de 8 horas, não sei exatamente, ah! eles não sabem o que é fuso horário, temos isto constantemente, trabalhamos em regime de turno e sempre trocamos o dia pela noite e vice-versa. Vamos dormir não quando queremos, não na hora normal, mas quando chega o sono, quando chega!. Em casa, a televisão é nossa última companheira das madrugadas. Somos obrigados a assistir o que não gostamos. Quando os nossos estão acordando, vamos dormir e quando acordamos, eles já estão dormindo.


Você já sonhou com o seu trabalho? Vez em quando sonhamos, e é um sonho só, sempre há invasão de pessoas estranhas no ambiente de trabalho, crianças correndo pra todo lado, mexendo nos equipamentos, os indicadores das grandezas elétricas dançam num louco e agonizante passo de balé de zero a fim de escala. Atormentados não sabemos pra onde primeiro devemos socorrer de tão real que é o sonho, só sabemos quando acordamos. Vemos então que é pior que um pesadelo.


Depois de tanto pensamos... Na minha próxima folga vou me divertir um pouco, mas como? Se todos estão trabalhando, só eu estou de folga, tenho que me decidir se me divirto ou não só. Então fica para o próximo feriado, mas aí, todos estarão de folga e eu trabalhando. Então vejo que além do que citei, também não posso muitas coisas outras. Não posso porque sou e sobretudo gosto de ser OPERADOR.




Luiz Gonzaga da Silva


Subestação Bom Nome



Fonte: redação@cezararaujo.com.br


Nenhum comentário: