quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Reclamação

Recebi reclamação agora a pouco sobre a não publicação do comentário da leitora Geane Lima no post "Curtas" do dia 19/10, gostaria de salientar que esse comentário foi publicado a mais de dois dias atrás e que, só não foi publicado antes devido a indisponibilidade de acesso a Internet nos últimos dias por parte dos editores do Blog, basta perceber que desde o dia 19/10 nada foi postado ou publicado justamente devido a essa indisponibilidade de acesso.
.
Aproveito o ensejo para dizer a todos os leitores que todo e qualquer comentário será publicado, desde que tenha a sua devida identificação.
.
Boa leitura a todos e saudações Glorienses!!

Polícia Civil de Glória recaptura estuprador de idosa



O indulto de natal de Ginaldo Pereira da Silva, o “Gizinho”, que já durava 11 meses, foi interrompido ontem (26) pela Policia Civil, na zona rural do município de Glória, a 460 quilômetros de Salvador. Indiciado a 12 anos de reclusão, em 2002, por estupro a uma idosa com problemas mentais, Gizinho foi encontrado, após denúncias anônimas, em um barraco no povoado Logradouro, onde se escondia ao lado da esposa.

Com bom comportamento, Gizinho havia adquirido, em dezembro do ano passado, o direito de passar o Natal com a família, mas após os festejos não retornou à Penitenciária Lemos de Brito, em Salvador, tornando-se foragido da Justiça. Gizinho já tinha cumprido oito anos da pena e, nesse período, já havia se beneficiado com outros indultos, sempre retornado à prisão. Levado para a delegacia de Glória, o estuprador será transferido para a Penitenciária Lemos de Brito.

Fonte: redacao@ozildoalves.com.br

Ascom/PC - 27.10.2010

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

A Guarda Municipal

Como foi escrito na postagem "Curtas" do dia 19/10, o Poder Exuctivo Municipal apresentou proposta de Plano de Cargos e Carreira onde constava na estrutura do plano a existencia de 13 vagas para Guardas Municipais. Na Câmara e no Blog, o Vereador Alex Almeida questionou a existencia dessas vagas já que, na visão do Vereador e após ter questionádo os demais colegas, a Guarda Municipal nunca foi instituída no Municipio e sugeriu que primeiro fosse apresentado Projeto de Lei criando a Guarda Municipal para em seguida disponibilizar as vagas.
.
Pois bem, uma das leitoras do Blog atentou e mencionou, em um comentário feito, uma lei datada de 17 de Maio de 2000 que, segundo a leitora, criava a Guarda Municipal de Glória, no entanto de posse dessa Lei foi visto que não existe nenhum Artigo que evidencie a criação da Guarda Municipal, o que aparece nos anexos dessa Lei é o mesmo tipo de erro que está sendo cometido agora, a criação dos cargos de Guarda Municipal, sem no entanto a referida Guarda ter sido instítuída, erro esse que é dever dos Vereadores não deixar acontecer, como aconteceu na Legislação na qual essa lei foi aprovada.
.
Para a criação de uma Guarda Municipal é necessária a elaboração de um Projeto de Lei específico para esse fim, por parte do Poder Executivo pois, um simples Artigo ou Anexo da Lei de Plano de Carreira não é suficiente para a criação dessa Guarda, deve-se salientar que além da Lei, devem ser criados e aprovados os Organogramas da GM, Estatuto dos Servidores da GM, Regulamento Geral e Regulamento Disciplinar da GM. Portanto reforça-se a intervenção do Poder Legislativo de pedir ao Poder Executivo a correção no anexo do Plano de Carreira retirando ou alterando a nomenclatura para o provimento das vagas para o cargo de Guarda Municipal ou o envio de Projeto de Lei com suas devidas regulamentações para análise e posterior aprovação por parte da Câmara Municipal.
.
Para apreciação dos leitores, segue abaixo modelo de Projeto de Lei para a criação de uma Guarda Municipal.
.
.
.

Modelo de Lei de Criação de GM

Lei nº ............/.......

Dispõe sobre a criação da Guarda Municipal e dá outras providências.

O Prefeito Municipal..................................................................................

Faço saber que a câmara Municipal aprovou e eu sanciono a seguinte lei :

Art. 1º - Fica criada a Guarda Municipal de_ (município)__ como instituição civil, desmilitarizada, armada, órgão subordinado diretamente ao ..............................................

Art. 2º - Compete à Guarda Municipal :

I - Promover a vigilância dos logradouros públicos, realizando segurança preventiva diurna e noturna;

II - Promover a vigilância dos próprios do Município;

III - Promover a fiscalização da utilização adequada dos parques, jardins, praças e outros bens de domínio público, evitando sua depredação;

IV - Promover a vigilância das áreas de preservação do patrimônio natural e cultural do Município, bem como preservar mananciais e a defesa da fauna e da flora;

V - Colaborar com a fiscalização da Prefeitura na aplicação da legislação relativa ao exercício do poder de polícia administrativa do Município;

VI - Coordenar suas atividades com as ações do Estado, no sentido de oferecer e obter colaboração na segurança pública e outras de interesse comum, mediante convênio.

Art. 3º - Fica criado o cargo em comissão, símbolo...................................,de Chefe da Guarda Municipal, com vencimentos mensais de ____salários mínimos ..........

Parágrafo Único - O Chefe da Guarda Municipal será escolhido pelo Prefeito entre pessoas de reconhecida competência para o desempenho das funções, entre pessoas pertencentes ou não ao quadro dos guardas municipais.

Art. 4º - Ficam criados, no Quadro de Pessoal da Prefeitura.......(especificar a quantidade inicial)....... cargos de Guarda Municipal, símbolo.............................................

Art. 5º - O ocupante de cargo de Guarda Municipal deverá satisfazer às seguintes exigências :

I - Ser brasileiro nato ou naturalizado;

II - Ter idade compreendida entre 18 (dezoito) anos e 35 (trinta e cinco) anos incompletos ; (*)

III - Estar em gozo dos direitos políticos;

IV - Estar quite com as obrigações militares;

V - Ser julgado apto em exame de sanidade física e mental;

VI - Habilitar-se previamente em concurso público;

VII - Apresentar folha corrida e atestado de bons antecedentes fornecido pela polícia estadual;

VIII - Ter concluído o curso de primeiro grau.(**)

Art. 6º - Fica o Prefeito Municipal autorizado a abrir crédito adicional (suplementar ou especial) no montante de R$.................... (....................................................................) para atender às despesas decorrentes de aplicação desta lei.

Parágrafo Único - Os recursos para a abertura do crédito de que trata este artigo são provenientes de .............................

Art. 7º - O Prefeito Municipal baixará, no prazo de ........ dias o regulamento da Guarda Municipal.

Art. 8º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

..................................................,..................de..........................de 20xx

___________________________________

PREFEITO MUNICIPAL

____________________________________

Secretário ao qual a Guarda se subordinará

(*) O limite máximo poderá ser estabelecido segundo as conveniências do Município.

(**) O nível de instrução poderá ser estabelecido conforme as conveniências do Município.

2ª Expo-Feira do Bode de Chorrochó

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Curtas

Acidentes
Infelizmente, no último fim de semana, aconteceu mais um acidente fatal na estrada que liga a cidade de Glória à Paulo Afonso, a melhoria nas estradas trouxe consigo acidentes causados, muitas vezes, por imprudência ou falta de atenção. Na busca da prevenção desses possíveis acidentes os vereadores de Glória fizeram, nas ultimas três semanas, requerimentos e solicitações na tribuna da Câmara que sejam feitos quebra-molas ao longo do trajeto. Até o momento nada foi feito e a população continua sofrendo riscos de acidentes.
.
Ambulância da Quixaba
Chega a ser repetitivo, mais uma vez o Vereador Valério se ressente dos problemas relativos ao transporte emergencial na Quixaba, a Ambulância encontra-se quebrada a mais de uma semana e a população se ressente do problema, nos últimos dias o carro dos Vereadores Valério e Zé de Sidú é que estão servindo de socorro para a população. A Saúde pede socorro.
.
Guarda Municipal
No Projeto de Lei que institui o Plano de Cargos e Carreira dos servidores municipais de Glória, constam, no quadro de vagas, o número de 13 postos para Guarda Municipal. A pergunta é: Como podem existir vagas para Guarda Municipal se nunca foi instituída a Guarda Municipal no município de Glória? A Prefeita anda meio perdida...
.
Título de Cidadão
O Vereador Zé de Sidú é autor do Projeto de Decreto dando título de Cidadão Honorário ao médico do Município, Dr. Cirilo, pelos serviços prestados à população Gloriense durante os 14 anos que o mesmo reside na cidade. Um honraria que será homologada a uma pessoa que merece toda a consideração e o respeito por parte da população de Glória
.
Público
Continua decepcionante a presença da população nas Sessões Ordinárias da Câmara Municipal de Glória, hoje, 19/10, apenas cinco pessoas estiveram presentes nas dependências da casa. Assim fica difícil ter conhecimento e cobrar o bom desempenho dos parlamentares ao longo do seu mandato.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Aos mestres com carinho

Para o professor
.
Aquele que é mestre na arte de viver faz pouca distinção entre o seu trabalho e o seu tempo livre, entre a sua mente e o seu corpo, entre a sua educação e a sua recreação, entre seu amor e a sua religião.
.
Distingue uma coisa da outra com dificuldade.
Almeja, simplesmente, a excelência em qualquer coisa que faça, deixando aos demais a tarefa de decidir se está trabalhando ou se divertindo.
.
Ele acredita que está sempre fazendo as duas coisas ao mesmo tempo.
.
Domenico de Masi

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Nota de Esclarecimento

Caros amigos leitores desse Blog, gostaria de dizer a todos que por alguns dias esse periódico ficou sem atualizações devido ao ataque de algum "hacker" que, incomodado com informações aqui prestadas, invadiu o site e impossibilitou o acesso dos editores e colaboradores que fazem parte da produção deste, no entanto o problema já foi resolvido e tomadas as medidas cabíveis, inclusive judicialmente, e as atualizações voltarão a acontecer normalmente à medida que os fatos importantes do dia a dia do município de Glória forem acontecendo.
.
Agradeço a paciência e colaboração de todos, desejando uma boa leitura e deixando aqui as minhas "Saudações Glorienses"
.
Vereador Alex Almeida

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Ao dono do site "Acorda Sertão Noticias"

Prezado Senhor,
.
Gostaria de levar ao seu conhecimento e de todos os leitores desse blog que fico muito feliz com tudo de bom que acontece no nosso município, apesar das obras que o senhor citou no seu periódico terem sido realizadas com recursos do Governo do Estado, tais iniciativas são válidas e merecem o crédito da população. A realização dessas obras é uma prova de que a minha voz na Tribuna da Câmara Municipal tem sido ouvida e, sobretudo, respeitada, tão respeitada a ponto do senhor desprender parte do seu "valioso" tempo citando meu nome nas suas postagens e fazendo questão de me deixar a par das possíveis benesses que irão acontecer no município durante a gestão atual, quanto a isso cabe aqui o meu agradecimento tanto pelas informações como pelo exemplo de respeito e importância que o senhor desprende à minha pessoa e à minha legislatura.
.
Obras de infraestrutura são de grande importância para qualquer cidade, no entanto só isso não é o bastante, o povo de Glória precisa de muito mais que isso, precisa da saúde que atualmente é uma lástima onde precisa-se de até 8 meses para que um simples exame seja atendido, a saúde necessita agilizar as quase 700 mamografias e as mais de 650 ultrassonografias que estão encalhadas na Secretaria de Saúde, os glorienses carecem de respeito, porque isso sim é uma falta de respeito com a população. O senhor já visitou os colégios de Glória? Visite o Colégio Dionízio Pereira, colégio esse que leva o nome de uma das pessoas mais respeitadas de Glória que está perecendo diante tamanho caos, visite o Colégio Dom Mário Zanetta, colégio que leva o nome de um ícone da história de toda essa região e que está sem comando, em situação precária e totalmente entregue às traças. As estradas vicinais estão péssimas, o povo morrendo de sede e agora, na seca, os criadores de animais vão ter perdas como jamais tiveram, já que a Prefeita afirma que não irá abastecer nenhuma localidade de água para consumo animal, essas coisas que mencionei devem ser sanadas e realizadas com os recursos municipais que, apesar de estarem vindo com valores muito maiores que em gestões anteriores, tem tido resultados muito piores que nessas gestões anteriores que tanto são criticadas.
.
A população permanece com esperanças de que dias melhores possam vir, e assim como a população eu também espero que isso venha a acontecer. Espero que o povo seja tratado com dignidade e respeito, espero uma saúde qualidade, desenvolvimento, crescimento, educação decente, transporte, emprego e renda, enfim tudo que venha de melhor para o bem comum e que tanto foi prometido pela administração atual em campanha, isso acontecendo ou não, serei sempre a voz do povo na Tribuna da Câmara, doa a quem doer, até por que não serão meras notas de sites que irão me calar e, assim como foi feito nas ultimas eleições com outros indivíduos, nenhuma quantia em dinheiro compra a minha dignidade. A população, assim como eu, espera mais da atual administração mesmo sendo uma administração que não respeita seus aliados como fez com o Vereador Valério na Quixaba ao chama-lo de mentiroso em plena praça pública, mesmo que seja uma administração que hoje responde processo por improbidade administrativa no Ministério Público, não importa, o que queremos são melhorias para a nossa terra.
.
Com relação ao resultado das últimas eleições, sou um defensor da Democracia, a vontade e o voto do povo devem ser respeitados sempre, mesmo que meios excusos tenham sidos usados para convencer cada eleitor e obter cada voto conquistado, o resultado das urnas é soberano e eu só tenho a desejar aos vencedores sorte e sucesso, pois o sucesso destes será refletido justamente naquilo que mais prezo, a melhoria da qualidade de vida das pessoas para que todos possam ter uma vida digna e com justiça social.
.
Finalizando essas breves palavras, gostaria de dizer ao senhor e aos leitores do blog que nunca, em nenhum momento da história de Glória fiz parte de qualquer administração anterior sob qualquer esfera e, por isso, tenho a liberdade e a independência de criticar e apontar os erros de qualquer gestão, seja atual ou anterior, sem nenhum receio de ser retaliado, pois não devo minha cabeça a ninguém e assim vai ser durante toda a minha história politica, história essa que é pautada seguindo os princípios cristãos que me foram passados por meus pais, de seriedade, honestidade, justiça, compromisso e respeito pelas pessoas.
.
Ao senhor e a todos que estão lendo essas palavras, quero dizer que estarei sempre a disposição de quem quer que seja para a troca de ideias, para os debates, para ouvir sugestões, críticas e reclamações.
.
Saudações Glorienses.
.
"Não existe elogio sincero se não existir liberdade para criticar"
Alex Almeida - Vereador de Glória, do PTN e acima de tudo, dos Glorienses.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Delegado de Gloria prende suspeitos de matar Fernando Xavier Siqueira.

O delegado de Gloria prendeu Elson de Souza Lima e Helio de Souza Lima, dois suspeitos da morte de Fernando Xavier Siqueira ocorrido no Povoado de Riachão município de Gloria na madrugada desta segunda feira.
.
Tudo começou no domingo depois do encerramento das eleições. O Fernando foi para um bar com seus dois filhos, uma menina de 14 anos e o outro de 13 anos, pois a sua esposa tinha viajado para votar. Por volta das 22h ele mandou os filhos irem pra casa que depois ele iria. Chegando em casa as crianças foram dormir, por volta das 2h da manhã os dois indivíduos chegaram na residência da vítima apagaram a luz da frente da casa e chamaram a menina exigindo dela 300,00(trezentos reais), segundo relato dos indivíduos que ouviram a vítima dizer no bar que tinha esse dinheiro em casa, eles ficaram pressionando a menina com ameaças de morte, a mesma com medo apagou a luz de dentro de casa e começou a oferecer a eles objetos de dentro de casa, dvd, televisão, pois a mesma não tinha encontrado esse dinheiro. Eles não chegaram a entrar dentro da casa mais ficaram do lado de fora, colocando a faca pela abertura da porta e janela. Nesse meio tempo a vítima retorna para casa que ao chegar se depara com os indivíduos e pergunta o que eles estão fazendo ali. Nesse momento os indivíduos investiram contra a vítima, pois o mesmo tinha ingerido bebida alcoólica e estava embriagado dando-lhe seis facadas o que causou o óbito.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Jovem de 22 anos morre em acidente na estrada que liga Paulo Afonso a Glória

Redação
Reportagem: Francsico Sales




Um acidente envolvendo um veículo, tipo Pálio (táxi) e uma moto Honda, cor preta resultou na morte do jovem Aelson Melo Nascimento, 22 anos, morador do Povoado Quixaba, Glória – BA. Segundo informações do Delegado de Glória, Marco Antônio Bacelar, o acidente aconteceu por volta das 3h desta madrugada, na BA-210, na localidade conhecida como Riacho da Morena, no limite das cidades de Paulo Afonso e Glória, quando o taxista José Edmilson de Lima, 43 anos, voltava para Paulo Afonso, após deixar um passageiro em Glória, enquanto isso, Nelson e um amigo que vinha em outra moto retornavam de Paulo Afonso para a Quixaba.

Ao fazer uma ultrapassagem na moto do amigo, Nelson invadiu a contra mão e bateu de frente com o pálio, morreu na hora. Bacelar disse que a vítima conduzia a moto em alta velocidade “Olha, eu acho que isso é resultado de bebedeira e imprudência, os rapazes vinham em alta velocidade, aproximadamente a 120 km/h, acredito que eles estavam fazendo um pega, uma brincadeira, ele terminou invadindo a outra mão e nesse momento não vejo porque responsabilizar o condutor do carro”.

Testemunhas informaram que o acidente foi terrível e que parte do braço do motociclista ficou dentro do carro do taxista.

“Minha primeira palavra aos pauloafonsinos é de gratidão”, diz Luiz de Deus

“A minha ida para uma campanha difícil para a Câmara Federal foi uma opção em face da ida de Aleluia para a campanha de Senador pelo meu partido”

Antônio Galdino
folhasertaneja.com.br


Em entrevista ao jornal Folha Sertaneja o Deputado Estadual Luiz de Deus falou sobre o sentimento que o envolve após as eleições de 3 de outubro, quando tentou uma vaga a Deputado Federal e não conseguiu se eleger pois lhe faltaram exatos 269 votos.

“A minha primeira palavra é de gratidão para 17.659 pauloafonsinos que me honraram com seus votos, o que significa um reconhecimento pelos 20 anos de vida pública voltada para esta comunidade, desde que me elegeram prefeito e nas quatro vezes que me conduziram à Assembléia Legislativa, sempre com expressiva maioria de votos”.

O Deputado também falou que “a minha ida para uma campanha difícil para a Câmara Federal foi uma opção em face da ida do Deputado Aleluia para a campanha de Senador pelo meu partido”.

"Quero também agradecer ao empenho do Deputado Estadual Elmar Nascimento que me honrou em sua região com quase 6 mil votos e acredito que os 8.884 votos que os pauloafonsinos deram a ele, atendendo ao meu pedido pessoal e do Prefeito Anilton, contibuíram para a sua reeleição para o seu terceiro mandato na Assembléia e Elmar honrará os pauloafonsinos com o seu trabalho em benefício de Paulo Afonso”, disse ainda o Deputado Luiz de Deus.

Luiz de Deus - toda uma vida de serviços públicos

O Deputado Estadual Luiz de Deus nasceu em Serrão, SE, em 05/06/1938. Filho de Celidone Valido e Carlina Barbosa, que hoje dá nome a Colégio Estadual de Paulo Afonso. Casado com Juvandir Tenório, é pai de Celidone, conhecido como Dr. Lulinha, Carlina, também médica, Paulo, Luiz e Flávia. É médico pela Universidade Federal da Bahia.

De 1975 a 1985 foi diretor do Hospital Nair Alves de Souza, mantido pela Chesf em Paulo Afonso.

Foi Prefeito de Paulo Afonso de 01/01/1989 a 31/12/1992.

Foi eleito Deputado Estadual pela PFL, hoje DEM, e está no seu quarto mandato, desde 1995 onde esteve sempre à frente de importantes comissões que tratam da saúde, educação e segurança pública, dentre outras.

Em 2010 optou em concorrer a uma vaga para Deputado Federal, no lugar do Deputado Aleluia, que concorria ao Senado. Obteve 53.351 votos ficando em 7º lugar entre os Democratas, que elegeram 6 deputados para a Câmara Federal, atrás apenas de Paulo Magalhães, que conseguiu 53.620 votos, ou seja 269 votos a mais que Luiz de Deus.

sábado, 2 de outubro de 2010

Tiririca e os outros

Deputado Tiririca. O Congresso Nacional, com ele, “pior do que está não fica” – segundo o próprio; ou “fica” – segundo Alfredo Ribeiro de Barros, que se assina por seu heterônimo Tutty Vasquez. Talvez fique mesmo. Talvez não. Mas esta é uma questão para o futuro. E “é difícil distinguir se o nosso passado é que é o nosso futuro, ou se o nosso futuro é que é o nosso passado”, segundo Fernando Pessoa – o mesmo que vivia fazendo críticas à “maravilhosa beleza das corrupções políticas”.

Valha o presente, pois. Tiririca quer ser Deputado, aceitemos isso. Direito seu. Qualquer um pode querer. Nem todos serão, paciência. Problema, para quem tiver um desejo assim, é só um – o de precisar ser eleito. E no Brasil de hoje, para ele, há só três formas de conseguir isso.

Primeiro caminho, aparecer na televisão com terno e gravata, cara de nordestino morto à fome, e prometendo defender os pobres, os aposentados, as grávidas, as crianças do meu Brasil, GTLS, guardas de trânsito, o mundo inteiro e mais as estrelas do céu. Previsão, algo como 300 votos – o pessoal de família, alguns amigos, quem lhe deva dinheiro ou favor, por aí.

Segundo caminho, se fantasia dele mesmo, como seu personagem aparece nos programas de televisão. Diz o que se espera seja dito por um homem que faz rir – afinal, essa é sua profissão –, como “vou cuidar de minha família” e outros bordões. E vai ter uma eleição quase a custo zero. Que peruca, chapéu e fantasia, usa os que tem no armário. E nem precisa pagar a produção do programa, ou jingle, que isso o partido garante. Previsão, mais de um milhão de votos.

Terceiro caminho, faz o que muitos fazem. Compra o mandato. Em Pernambuco, um voto está saindo a mais de 100 reais. Qualquer candidato, longe da imprensa, confirmará isso. Aqui, precisaria de pelo menos 6 milhões (em São Paulo será mais). Podendo ainda se dar ao luxo de fazer, na televisão, os mesmos discursos politicamente corretos que todos fazem. Sem maior importância, o que disser, dado virem seus votos mais dos cifrões que das palavras. Previsão, eleição na certa.

Tiririca é só mais um liso, nesse mundão de meu deus. Deve ser, lá sei eu. Um liso que sonha. Ou um sonhador liso, dá (quase) no mesmo. Porque, seguramente, não tem esse dinheiro todo. Nem quem lhe financie. Por absoluta ausência de alternativa, ou comodidade, ou esperteza (não tem importância), escolheu a única maneira de se eleger. Do mesmo jeito que, profissionalmente, ganha a vida. Não se levando a sério. E está sendo crucificado por isso, coitado dele.

Engraçado é ver que seus críticos não se preocupam com as centenas (chegará quem sabe a isso) de mandatos comprados. Nem com evangélicos, cuja maior contribuição democrática é cantar hinos em louvor ao Senhor que é meu pastor, Deus os tenha. Ou protegidos por sindicatos, patronais ou de trabalhadores, alimentados por recursos públicos. Comprar votos, pode. Usar religiões e corporações, também. Já se fantasiar de palhaço, não. É pecado. Mas, aqui para nós, o que é pior para a democracia?

A diferença, entre ele e tantos compradores de votos, é posta só no presente. Ninguém parece preocupado com o que vai acontecer nos próximos quatro anos. Tiririca até poderá ser um parlamentar digno, é sempre possível. Votando com sua consciência. Sem receber mensalão. Sem indicar parentes para cargos no Governo, em troca da promessa de votar como lhe mandarem. Nem controlar repartição onde possa fazer caixa. E são tantos esses engravatados. Tantos. Até Ministros.

Se proceder retamente, pode inclusive se reeleger em 2014. Já não como Tiririca, mas então como Francisco Everardo Oliveira Silva (Silva, como nosso Presidente), de Itapipoca, mais um brasileiro que já trabalhava desde criança, quando tinha só 8 anos. Num circo. Ou será mais um Juruna, sem perceber bem seu papel naquele picadeiro estranho – diferente dos que conhece –, em que ninguém ri dele, nem lhe bate palmas. Nesse caso, as crônicas registrarão sua passagem, por aquelas bandas, com um silêncio constrangedor. Seja como for, não devemos nos preocupar com essa quase comédia; que a democracia, cedo ou tarde, concerta esses erros. E define o destino de seus personagens. As vezes, de maneira cruel.

Por tudo, pois, sejamos tolerantes. Que a diferença fundamental entre nossos tiriricas e muitos desses engravatados, bem visto, é só que uns são do ninho e outros são estranhos. Que uns não tem futuro, e outros têm um passado e tanto. Que uns não sabem que são inocentes e os outros sabem, com certeza, que são culpados. Mas não estão preocupados com isso.

José Paulo Cavalcanti Filho, 62, advogado no Recife, jp@jpc.com.br