quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Legislativo aprova reajuste da educação

Foi aprovado por unanimidade de votos na Câmara Municipal de Glória o reajuste de 7,5% (sete e meio por cento), sobre os valores dos vencimentos básicos dos cargos efetivos do magistério do Município, apesar da proposta feita pela APLB de reajuste de 18%, o Poder Executivo sinalizou com apenas 7,5% permanecendo os profissionais da educação de Glória com um dos piores salários da região, perdendo até mesmo para municípios menores como o município de Chorrochó.
.
Chama atenção o fato da Delegada da APLB, Esmeralda Patriota, não ter esboçado qualquer reação contrária ao percentual apresentado em Glória, pois o mesmo não acontece na cidade vizinha, Paulo Afonso, onde a APLB vem organizando constantes movimentos grevistas no intuito de buscar melhores índices de reajuste para os profissionais daquela cidade.
.
Os Professores e profissionais da educação em Glória continuam com baixos salários, péssimas condições de trabalho e de deslocamento para as localidades da região dificultando a melhoria da qualidade de ensino do município que, apesar das dificuldades, apresentou um dos melhores índices de crescimento do IDEB em âmbito nacional graças a vontade e compromisso incansável dos professores que atuam no município.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Aprovada Lei da Micro e Pequena Empresa

Foi aprovado no último dia 17 o Projeto de Lei que institui a Lei Geral Municipal da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte e do Microempreendedor Individual no município de Glória.
.
O Projeto de Lei foi enviado pelo Poder Executivo no dia 12 de Julho e, após os trâmites legais, foi aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores. Na ocasião estiveram presentes, além de membros da população, representantes do SEBRAE que utilizaram a tribuna da casa legislativa para discorrer sobre importância da aprovação dessa lei no que tange o desenvolvimento do município.
.
Agora para que a referida Lei possa entrar em vigor basta apenas a sanção da prefeita que deverá acontecer nos próximos dias.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Dep. Luiz de Deus inaugura comitê em Glória

Hoje, sexta-feira (20), o Deputado Luiz de Deus visitará o município da Glória, onde inaugura o seu comitê de campanha. Além da participação de vereadores, lideranças políticas e da população local, está confirmada a presença do Deputado Estadual Gilberto Brito, do Prefeito de Paulo Afonso Anilton Bastos e de Vereadores e Lideranças de toda a região.
.
As 18hs a comitiva sairá em carreata da cidade de Paulo Afonso, seguindo rumo à cidade de Glória onde, as 19h estarão reunidos para a inauguração do comitê que fica na Rua Prof. Roberto Santos 500, de fronte à Quadra Poliesportiva do colégio CEAF.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

A verdadeira Dilma

Quer conhecer a verdadeira Dilma? veja o vídeo abaixo:

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Internauta na bronca com a prefeita de Glória

Afinal de contas como anda o processo do Sr. promotor de justiça em relação a seletiva, sendo que já ficou comprovada a fraude? Vão anular a seleção? Vão punir algum envolvido? Ou será que vão simplesmente deixar por isso mesmo? A população quer explicação, seja de onde for.
.
É inadmissível tanta maracutaia, todos sabem que esse processo seletivo não passou de mera tapeação, palhaçada, enganação. Até mesmo pelo formato do mencionado já se pode tirar conclusões a respeito, afinal para ser professor precisa antes de tudo de capacidade, competência, estudo, ou seja, do intelectual, psicológico, etc., sabemos que existem pessoas altamente capacitadas nesse sentido, mesmo assim tendem a deixá-las de fora, onde muitas vezes são substituídas por pessoas sem a menor qualificação intelectual.
.
Para se trabalhar no SAMU (SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA) é necessário ter conhecimento na área de saúde, experiência no lidar com enfermos. Pois estamos falando de EDUCAÇÃO E SAÚDE e com tal não se brinca.
.
Pelo que saiba deveriam se contratar órgãos competentes para realizar determinada seleção através de concursos públicos, não essa palhaçada que fizeram em Glória. Até parecia treinamento pra servir ao exército (abdominal, flexão, maratona) sem se preocupar se quer com a saúde dessas pessoas. Que vergonha Srª. Prefeita, prometeu o concurso público e cadê, até agora nada. Criticou tanto o prefeito da gestão passada e por que está fazendo igual, quer dizer , "pior".
.
Fonte: Redação Notícias do Sertão em 17/08/2010 14:59:00

domingo, 15 de agosto de 2010

Dep. Luiz de Deus inaugura comitê em Paulo Afonso.

Centenas de simpatizantes e correligionários do Partido Democratas prestigiaram a inauguração do comitê político do Deputadp Luiz de Deus para a campanha 2010, na noite desta quinta feira (12) na Avenida Apolônio Sales, com participações de lideranças da cidade e região, como José Policarpo e Tertuliano Pedro Lisboa - ex Prefeitos de Glória, o Vereador Alex Almeida também de Glória, líderes comunitários, Vereadores e Secretários Municipais de Paulo Afonso, além do Deputado Estadual e candidato a Federal, Luiz de Deus, do Deputado Estadual e candidato a reeleição, Elmar Nascimento e do Prefeito Anilton Bastos Pereira.

Horas antes da inauguração do comitê, o Deputado Luiz de Deus reuniu amigos e a imprensa para apresentar Elmar Nascimento, até então desconhecido da maioria dos profissionais que atuam nos veículos de comunicação da cidade, mas que já demonstra interesse de adotar a região como mais um de seus alvos de representação na Assembléia Legislativa, caso seja reeleito nas próximas eleições. Para o Deputado, natural da cidade de Campo Formoso, 40 anos e no exercício de seu 2º mandato, apesar de ainda não ser muito conhecido na região, os desempenhos históricos de José Carlos Aleluia e Luiz de Deus o credenciam a pleitear os votos dos pauloafonsinos, onde pretende conhecer as prioridades e atuar principalmente nas áreas de educação, saúde e segurança pública, com atenção especial aos problemas decorrentes da escassez de água na Zona Rural.

Questionado sobre a migração de seus eleitores para o colega, o Deputado Estadual Luiz de Deus preferiu não arriscar números, mas disse estar otimista quanto à aceitação de Elmar Nascimento, que segundo ele terá votação expressiva, o que aumentará sua responsabilidade de trabalhar pelos anseios da região.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

11/08 - Dia dos Estudante




Parabéns a toda a classe estudantil do nosso país por esse dia. A Educação é a base de toda sociedade evoluída e justa socialmente, os estudantes de hoje são os agentes das transformações sociais e politicas da nossa sociedade.


Alex Almeida

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Curtas

Secretaria de Turismo
Um dos assuntos mais comentados na última Sessão Ordinária da Câmara de Glória foi sobre a possível extinção da Secretaria de Turismo de Glória, foi unânime a preocupação dos Edis com relação ao fato, no entanto, os únicos que declararam com veemência que são contra o extinção dessa secretaria foram os Vereadores de oposição, Alex e Zenilson.
.
Pra onde vai a dinheirama?
Declaradas as receitas da Prefeitura Municipal de Glória referentes aos meses de Maio e Junho de 2010, R$ 1.924.391,34 (Maio) e R$ 1.755.249,23 (Junho). A pergunta mais ouvida na cidade: Pra onde está indo esse dinheiro? Quem arrisca um palpite?
.
Estrada da Entrada
A obra de recuperação da estrada de acesso à cidade de Glória continua parada, a obra que iniciou-se no dia 08/04 tinha previsão para término em 08/07 e até agora nada. Pior que além das maquinas já terem ido embora do município, agora foi a vez de retirarem as placas alusivas a realização da obra. Esse negócio tá com cheiro de calote...
.
Água para Todos
As obras do Programa Agua para Todos segue a todo vapor no município de Glória, o grande problema é que as obras que vão levar água para todos estão acabando com as estradas que todos também precisam que estejam em bom estado para transitar. Infelizmente a Prefeitura não providenciou sequer um fiscal para acompanhar a obra, e esse ônus agente já sabe quem paga. O povo!!
.
APLB
A APLB solicitou o uso da Tribuna da Câmara Municipal para se pronunciar a respeito do Plano de Cargos e Salários dos professores da Rede Municipal de Ensino de Glória, no entanto, a delegada Esmeralda Patriota não compareceu à Sessão para o uso da palavra. O que será que aconteceu?
.
Poluição Sonora
A população está reclamando constantemente quanto aos horários que os carros de som estão nas ruas com as propagandas dos candidatos a Deputado na cidade de Glória, antes mesmo das 8h da manhã já se ouvem as propagandas, em altíssimo som, atrapalhando o sono matinal de crianças, jovens e adultos. Desse jeito certos candidatos vão acabar é perdendo eleitores ao invés de arrebanha-los.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Reforma Admnistrativa

De acordo com o TAC (Termo de Ajuste de Conduta) assinados entre o Ministério Público e a Prefeitura Municipal de Glória, foi enviado, pelo Poder Executivo, Projeto de Lei que promove a Reforma Admnistrativa do Município de Glória para análise e posterior votação pelo Poder Legislativo gloriense, o PL foi entregue as comissões parlamentares e tem prazo de 60 dias até que entre na ordem do dia e possa ser discutido e votado em plenário.
.
O que chama atenção na Reforma é a extinção da Secretaria de Turismo, orgão que está sem Secretário desde que Tássio Castor deixou o cargo a cerca de 30 dias atrás, e a criação da Secretaria de Governo que atualmente não existe.
.
De acordo com a nova estrutura administrativa teremos a seguinte estrutura:
.
I - Órgãos da Admnistração Direta:
a) Controladoria do Município;
b) Procuradoria Jurídica do Município.
.
II - Secretarias Municipais:
a) Secretaria Municipal de Governo;
b) Secretaria Municipal de Admnistração;
c) Secretaria Municipal de Finanças;
d) Secretaria Municipal de Educação;
e) Secretaria Municipal de Saúde;
f) Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos;
g) Secretaria Municipal de Assistência Social;
h) Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.
.
III - Orgão Colegiados:
a) Conselho Municipal de Educação;
b) Conselho Municipal de Alimentação Escolar;
c) Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle do Fundo de Manutenção e
Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação;
d) Conselho Municipal de Saúde;
e) Conselho Municipal de Assistência Social;
f) Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente;
g) Conselho Tutelar;
h) Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente;
i) Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável.
.
Vale salientar que esse é o modelo proposto pelo PL originado pelo Poder Executivo, porém podem e devem surgir mudanças feitas através de emendas originadas pelo Poder Legislativo antes da aprovação o referido projeto.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

GEMEC ameaça parar obras de Saneamento em Glória

A GEMEC, empresa contratada pela CODEVASF para realizar a obra de saneamento da cidade de Glória, está ameaçando parar as obras, isto por que o orçamento feito anteriormente de algo em torno de R$ 7.000.000, 00 não será suficiente para a conclusão da obra.

Segundo informações de funcionários da empresa, o terreno de Glória apresentou muita pedra e está se gastando tempo e homem/hora, acima do que foi previamente orçado, na abertura das valas por onde passará a tubulação do saneamento com isso, o orçamento feito não vai dar para pagar funcionários e aquisitar materiais indispensáveis para o andamento da obra até que a mesma seja concluída.

Nos próximos dias a GEMEC terá reunião com a CODEVASF para resolver essa situação e as obras continuarem conforme planejado, não trazendo transtornos para a população e para as dezenas de municípes que hoje integram a mão de obra da empresa.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

A polêmica da ambulância da Quixaba

O Vereador Valério José, através de emenda parlamentar do Deputado Estadual Isaac Cunha (PT-BA), conseguiu a aquisição de uma âmbulancia para o Povoado Quixaba. De acordo com o Vereador, essa ambulância foi conseguida através do esforço do Deputado Isaac e através da SERIN (Secretaria de Relações Institucionais) cujo secretário é o Sr. Ruy Costa. A Falta de veículos para atendimento emergêncial na Quixaba é um dos maiores problemas do povoado, que desde o inicio de 2009 clama pela aquisição dessa ambulância que resolveria o problema de locomoção dos doentes daquela localidade para cidades maiores como Paulo Afonso e Petrolândia.
.
Tudo estaria muito bem e muito bom se não fosse um detalhe: Não combinaram nada com a Prefeita. A excelentíssima, simplesmente trouxe para a autoria da aquisição e já declarou que foi ela quem conseguiu a ambulância, e o pior, a ambulância não vai para a Quixaba, vai ficar na sede do município, pois a mesma afirma que é na sede onde se encontra a maior necessidade para o uso dessa ambulância.
.
O fato é que essa polêmica acerca da aquisição da ambulância, elevou o tom dos discursos no retorno dos parlamentares glorienses aos trabalhos do legislativo, o Vereador Valério, que teve o apoio e a defesa do Vereador Alex, mostrou todos os documentos que provam que a ambulância realmente foi aquisitada pela emenda do Deputado Isaac, enquanto membros da base da Prefeita afirmavam que essa aquisição teria sido fruto de pedidos da Prefeita junto ao Governo Estadual.
.
Criada a celeuma dentro da própria base governista quem acaba perdendo, mais uma vez, é a população do Povoado Quixaba que não terá seu problema crônico resolvido e os louros da vitória acabam indo para a Prefeita, visto que mesmo estando claro que a aquisição da ambulância foi mérito do Vereador Valério a mesma só poderá servir ao município após a canetada da prefeita firmando o convênio com a SERIN.

Materia retirada do Blog

Conforme foi determinado pela Justiça, foi excluída deste blog matéria veiculada no dia 27/07/2010 referente às acusações feitas pelo Ex Prefeito, Ademir Vieira barros, contra o Juiz de Paulo Afonso.
.
A ação cautelar inominada, intima os acionados a retirarem dos sites a imagem do citado, todos os comentários anônimos bem como não permitir novos comentários sobre a matéria publicada, sob pena de multa diária de R$ 500,00.
.
Enfim, manda quem pode e obedece quem tem juízo.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Oito acionados em Glória por irregularidades em processo seletivo

Pontuação para quem não havia sequer concluído o curso de graduação e o estabelecimento de pontuação para quem concluiu o curso de magistério em maior patamar do que a nota atribuída a curso superior. Estas e várias outras irregularidades apuradas no processo seletivo simplificado realizado pelo Município de Glória (a 459 Km de Salvador), em janeiro último, para contratação de servidores públicos, levaram o promotor de Justiça Alexandre Lamas da Costa a ingressar ontem, dia 29, com uma ação civil pública por ato de improbidade contra oito pessoas, dentre elas a prefeita Ena Vilma Pereira de Souza Negromonte e o secretário de Administração Municipal de Glória, José Alcântara Sobrinho. O representante do Ministério Público estadual lembra que as irregularidades vieram à tona após alguns candidatos terem comparecido à Promotoria de Justiça discordando da pontuação a eles atribuída e afirmando que não teriam sido observadas as normas do edital. Diante da possibilidade de ocorrência de nulidades no certame, foi instaurado o procedimento investigatório, ao final do qual “verificou-se que, na verdade, houve uma simulação de processo simplificado, no qual foram aprovados os candidatos que os acionados tinham interesse que o fossem”, destaca Alexandre Lamas.

De acordo com o promotor de Justiça, o processo simplificado destinava-se à seleção de 53 professores e teve por fundamento a análise curricular dos candidatos, “mas serviu tão somente para dar uma impressão de legalidade às contratações, uma vez que o Tribunal de Contas dos Municípios já havia notificado o Município a respeito da proibição de contratar sem o devido certame público”. No procedimento investigativo, com 13 volumes e 2.572 páginas, o representante do MP confirma que houve irregularidades não só em relação aos cargos para professor das séries iniciais, mas para todos os cargos oferecidos no processo.

Após a análise da documentação do processo simplificado e constatação das irregularidades, Alexandre Lamas expediu recomendação à prefeita e ao secretário de Administração no sentido da elaboração de ato de anulação de todo o processo seletivo e do imediato afastamento dos candidatos que porventura já estivessem prestando serviços. “Não havendo como justificar a robusta prova acerca das nulidades ocorridas durante o certame, Ena Negromonte e José Sobrinho expediram decreto em abril 'revogando' o processo seletivo simplificado e determinando a realização dos 'atos internos e externos destinados à realização de novo processo seletivo'”, explica o promotor.

Em seguida, os acionados Cláudia Nara Lima Bezerra, Elisângela Rodrigues da Silva, Fábio Araújo Silva e Mário Roberto Batista Barros de Freitas integraram a nova comissão do processo seletivo, enquanto Geane Maria Lima cumpriu a tarefa de acompanhar o andamento dos trabalhos. Também acionada, Josefa Vicente Gomes, apesar de não ser membro da comissão, participou da análise da documentação apresentada pelos candidatos, tendo lançado a ideia de se atribuir pontuação, apesar de não constar do edital, referente à conclusão do curso de Magistério e da pontuação relativa à graduação para quem estivesse cursando do sétimo período em diante da graduação, continua Alexandre Lamas. “Assim, fica fácil visualizar que boa parte das irregularidades detectadas no primeiro certame passaram a fazer parte do edital do segundo processo seletivo, evidenciando que ele veio ratificar os candidatos anteriormente aprovados, ficando patente a má-fé dos acionados”, conclui o representante do MP, solicitando que os acionados sejam condenados à suspensão dos direitos políticos pelo período de três a cinco anos; pagamento de multa civil de até cem vezes o valor da remuneração percebida pelo agente público; e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais pelo prazo de três anos.

Fonte: site do MP-BA

Redatora: Maria Alcina Pipolo (MTb/BA 915)

ASCOM/MP – Telefones: (71) 3103-6505/ 6502/ 6567




domingo, 1 de agosto de 2010

MP da Bahia denuncia Vilma Negromonte por improbidade administrativa.



A Prefeita de Glória, Vilma Negromonte, e mais 10 (dez) pessoas ligadas a ela foram denunciadas pelo Ministério Público da Bahia, entre eles o senhor José Alcântara que é ex-prefeito do município e atual Secretário de Admnistração do município.

Em janeiro a prefeita teria autorizado, segundo a denuncia do promotor, a contratação de pessoas de forma irregular. Por este motivo ela e mais algumas pessoas ligadas a administração municipal foram denunciadas por pratica, ainda segundo a denuncia, de crime de improbidade administrativa. que é caracterizada, sucintamente, pela violação aos princípios da moralidade, impessoalidade e economicidade e enriquecimento ilícito no exercício, conforme o que está previsto na lei.

O secretário de administração do município o senhor José Alcântara Sobrinho, também foi denunciado por ser o responsável direto pelo Processo de Seleção Simplificado que teria causado o possível crime.

O responsável por ter dado entrada na Ação Civil Pública foi o promotor de justiça Alexandre Lamas.

Fonte: www.dimasroque.com.br

Deputado Luiz de Deus lança Blog de Campanha