domingo, 20 de dezembro de 2009

CÂMARA MUNICIPAL DE GLÓRIA REALIZA SESSÃO FESTIVA COM A PRESENÇA DA PREFEITA DO MUNICÍPIO

Publicada em: 19/12/2009 - às 06h54min
washington Luís
rbn@radiobahianordeste.com.br


ENCERRAMOS ESTE ANO BASTANTE SATISFEITOS E CIENTES DO DEVER CUMPRIDO-DIZ PRESIDENTE DA CÂMARA.

REDAÇÃO: Washington Luís

REPORTAGEM: Tony César

O encerramento do ano legislativo na cidade de glória (15 km de Paulo Afonso) se deu sob um clima de perfeita harmonia entre os dois poderes, com direito a confraternização e troca de mensagens de paz, típicas da época natalina.

No encerramento da sessão, que contou com presenças de autoridades representativas de diversos setores da sociedade gloriense, a Prefeita Ena Vilma Negromonte (PP), concedeu entrevista ao repórter Tony César:

Tony César: - Doutora Ena Vilma, depois dessa festa tão bonita, qual é a mensagem que a Senhora deixa para os Vereadores e para o povo de Glória?

Prefeita: - Pra mim é uma honra, poder falar com você e trazer a minha mensagem, afinal de contas a gente tem que agradecer a todos os Vereadores por todos os avanços que a gente teve. Eles foram muito sensíveis às mudanças independentemente de partido, mostrando que são comprometidos com o crescimento de Glória, e isso me deixa muito feliz. Acho que essa aproximação é necessária. Nós temos mantido uma relação muito boa. Infelizmente em alguns momentos, pela vida que levo, buscando sempre o melhor para a cidade, não posso estar mais presente. Mas em 2010, se Deus quiser, a gente vai poder estar mais presente com o Poder Legislativo. Só tenho que agradecer; aliás, o que tenho feito é agradecer a Deus por ter me dado saúde e força. Ele tem sido a minha maior sustentação. Eu seguro na mão de Deus e vou em frente. Agradeço também ao povo de Glória, aos Vereadores, a vocês da imprensa, enfim, eu hoje só estou agradecendo. Aproveito para agradecer a vocês da RBN por esta força que tem nos dado, como toda a imprensa e o povo de Glória. Apesar do sacrifício, valeu a pena e estamos prontos para mais um ano. Com muita coragem e determinação, nós sabemos onde queremos chegar. Se Deus quiser vai dar tudo certo.

Tony César: - Como a Senhora recebeu os elogios dos Vereadores, por ter vindo pessoalmente trazer esta mensagem de agradecimento?

Prefeita: - Pois é, foi muito bom. Achei ótima essa possibilidade que surgiu de uma conversa entre eu, Nivaldo (Chefe de Gabinete) e o Vereador Nido de Dotor. Achei uma idéia maravilhosa e estou aqui. Sei que esse comparecimento é importante, pois muitas vezes o Poder Executivo não pode nem iniciar, muito menos findar, mas eu, dentro do possível estou sempre presente no Município. Não existe um distanciamento, as pessoas estão sempre próximas a mim, eu sou acessível a todos, amos as pessoas, mas acho que foi uma idéia boa. Fico feliz em ter sido bem recebida e agradeço o carinho e os elogios dos Senhores Vereadores. Fico muito feliz.

Tony César: - Foi comentada a liberação de verbas para construção de quadras e reforma do estádio...

Prefeita: - É verdade. Nós já estamos encaminhando toda a documentação que foi pedida rapidamente e vamos contemplar isso. Temos tempo hábil, e só podia ser nos locais onde já tem terrenos garantidos, porquê não pode mais passar por um processo de espera, mas estamos encaminhando tudo para que dê tudo certo se Deus quiser. Seremos vencedores.


Alem da Prefeita Ena Vilma Negromonte (PP), também foram entrevistados por Tony César, os Vereadores Nildo José (PT) – Presidente da Câmara, Valério José (PT), Nido de Dotor (DEM), Paulo Gomes (PT), Gilmar Pereira – Vice Presidente (PP) e Alex (PTN):

ENTREVISTAS:

Tony César: - Presidente Nildo José, qual é o balanço que o Senhor faz dos trabalhos legislativos de 2209?

Nildo José: - Nós encerramos o ano bastante satisfeitos e cientes do dever cumprido. Conseguimos aprovar vinte e um Projetos de Leis de iniciativa da Prefeita, dezessete Projetos de Leis de iniciativa dos Vereadores, 189 Requerimentos reivindicando melhorias para as comunidades do Município, várias moções... Conseguimos produzir bastante e esperamos que no próximo ano a gente consiga, com a ajuda de Deus, retornar aos trabalhos legislativos com mais disposição e inspiração para continuar trabalhando em prol do nosso povo. Não tenho nenhuma duvide de que todos os Projetos que foram aprovados e transformados em Leis vão contribuir muito para a melhoria da qualidade de vida do nosso povo nos próximos anos.

Tony César: - Como o Senhor viu a presença da Prefeita, participando desta sessão e trazendo pessoalmente, sua mensagem?

Nildo José: - Eu sou Vereador de quatro mandatos e não tenho conhecimento de que noutra ocasião, o Prefeito Municipal tenha vindo pessoalmente à Câmara trazer sua mensagem ao Legislativo. Pela primeira vez a Prefeita Ena Vilma vem à Câmara Municipal de Glória, participar da sessão de encerramento junto conosco, ela mesma fez questão de ler sua mensagem ao Legislativo e ao povo do Município... Isso só demonstra a interação entre o Executivo e o Legislativo. Eu tenho certeza que essa parceria só tem a ajudar a desenvolver os trabalhos e fazer aquilo que a população espera de todos nós.

Tony César: - Valério José, qual é o balanço que você faz deste primeiro ano de mandato?

Valério José: - Eu sou autor de 35 requerimentos que vêm beneficiar nossa população. Também sou ator de dois Projetos de Leis, e gostaria de agradecer a Deus por este ano de trabalho, pela sabedoria que tem me dado, apesar de toda simplicidade, o que eu pude colocar em prática, toda formação que recebi da minha família, dos meus catequistas Josiel, Valéria, Padre Lídio, Padre Alberto... Eu espero que em 2010 a gente tenha uma boa parceria entre o Executivo e o Legislativo... Que tenha diálogo de verdade e não fique apenas no papel, e que as nossas ações venham beneficiar a nossa população. Desejo a todos os meus familiares, meus amigos e meus eleitores, um feliz Natal e um ano novo cheio de paz, justiça e verdade. Que no Natal não nos esqueçamos do aniversariante, que é Jesus Cristo.

Tony César: - Vereador Nido de Dotor, fale sobre a sessão especial de hoje...

Nido de Dotor: - Uma sessão, realmente especial, onde tivemos a presença da Prefeita, juntamente com todo seu secretariado, e a Prefeita fez uma breve leitura desse ano que termina e sobre sua administração, e nós vimos que tivemos vários pontos positivos no Poder Executivo e no Legislativo. No Legislativo tivemos mais de 189 Requerimentos de autoria de todos os vereadores, Projetos de Leis, e hoje estamos vendo que estamos no caminho certo para o crescimento e para a melhoria do nosso Município. Em suas colocações, a Prefeita deixou transparecer que nós, como parlamentares, fizemos nossas colocações e Prefeita tomou conhecimento que muitas vezes a crítica construtiva vale muito. Ela entende que os Poderes Executivo e o Legislativo devem se manter aliados. Somos Poderes independentes, porém vivendo em harmonia.

Tony César: - Foi aprovada a Lei Orçamentária para 2010...

Nido de Dotor: - Aprovamos a LOA, como eu gosto de chamar, cuja projeção financeira para 2010 é de R$ 21 milhões de reais, e eu espero que nós possamos ultrapassar esse valor. Espero que a Prefeita do nosso Município, apesar de todas as dificuldades, possa transformar a cidade de Glória adimplente, para assinar os convênios, que já tem recursos garantidos na ordem de mais de R$ 3 milhões e quinhentos mil reais para a reforma do Balneário Canto das águas e a construção da Praça da Juventude, e eu parabenizo o Deputado federal Mário Negromonte, que vem buscando recursos para os Municípios que ele representa, e não seria diferente aqui na cidade de Glória, onde ele tem uma responsabilidade maior. Aqui não está simplesmente a representação do Deputado; a Prefeita é sua esposa. Então, essa responsabilidade dobra. Mas nós estamos satisfeitos com o fechamento dos trabalhos legislativos do ano de 2009.

Tony César: - Vereador Paulo Gomes, líder da bancada da Prefeita na Câmara. Como o Senhor viu a sessão de hoje, onde a Prefeita Ena Vilma esteve presente?

Paulo Gomes: - Tivemos o encerramento do ano legislativo com a presença da Prefeita e todo o seu secretariado, prestando contas do que foi possível fazer neste ano, que foi um ano muito difícil. Foi algo inédito, com a Câmara sendo prestigiada com a presença da Prefeita, Secretários e todo Corpo Diretor, de forma que nós ficamos muito satisfeitos e felizes. Da nossa parte, como Vereador, e no meu caso, como líder do Governo na Câmara, além do meu trabalho como parlamentar fui o Vereador que mais apresentou requerimentos, ultrapassando, acho que 35, solicitando benfeitorias no Município. Também me sinto realizado porquê procurei representar o Governo, fazendo contraponto com a oposição, de forma responsável, harmoniosa, gentil e educada e tive reciprocidade dos dois Vereadores da oposição: Alex e José Nilson. Então me sinto satisfeito como Vereador de primeiro mandato nesse primeiro ano legislativo.

Tony César: - Vereador Gilmar Pereira, como o Senhor observou a iniciativa da Prefeita de participar da última sessão do ano?

Gilmar Pereira: - Muito importante, não só pela presença da Prefeita, como também de várias autoridades do Município, inclusive do Delegado Doutor Barcelar. E com uma boa notícia: o Deputado Mário Negromonte conseguiu liberar a construção da quadra de esportes do Povoado Retiro, um compromisso do Deputado, da Prefeita Ena Vilma e desse Vereador que vos fala, assim também como a quadra da Agrovila 3.

Tony César: - Como você espera que sejam os trabalhos da Câmara em 2010?

Gilmar Pereira: - Com certeza vai ser melhor do que em 2009. Todo mundo trabalhando em harmonia... Isso é muito importante. Não podemos deixar de registrar o esforço do Deputado Mário Negromonte, que está trazendo estas obras para o Município. A Doutora Ena Vilma foi eleita para governar por quatro anos, e não apenas um. O povo de Glória pode ter certeza de que ela vai ser a melhor Prefeita que esta cidade já teve.

Tony César: - Para encerrar esta série de entrevistas na última sessão de 2009 na Câmara Municipal de Glória, vamos acompanhar a opinião do Vereador Alex (PTN) sobre esta movimentada reunião:

Alex: - A Câmara termina o ano de 2009 com 189 Requerimentos, dos quais, 21 foram de minha autoria, em termos de infra-estrutura, de esporte e de outras áreas. Aprovamos dezessete Projetos de autoria da Câmara Municipal, sendo que destes, três foram de minha autoria: o Projeto dos idosos, com relação aos exames, infelizmente vetado pela Prefeita, o Projeto Câmara Itinerante, que foi um grande avanço da Câmara Municipal de Glória, que leva a Câmara à presença da população, aproximando o povo do Poder Público, e por fim, o Projeto que cria a Semana do Município, o último aprovado por unanimidade na sessão passada, que incentiva o desenvolvimento do civismo na população de Glória, promovendo uma maior aproximação com as raízes e com a história do nosso Município. Além da aprovação destes Projetos e Requerimentos de minha autoria, eu fui um Vereador que lutei muito a favor dos professores na época do aumento, quando a Prefeitura tinha possibilidade de dar um aumento de 19% e deu apenas 6%, eu fui uma das pessoas que defenderam os professores, defendi a população na questão do IPTU, que apresentava valores muito altos e nós conseguimos uma redução de 50%. Na próxima terça feira teremos uma sessão extraordinária para a provação do Projeto que possa reduzir ainda mais essa alíquota e também lutamos contra as taxas que estão sendo cobradas de comerciantes do Município de forma injusta. Alguns comerciantes não têm sequer alvará de funcionamento e estão pagando. Então nós estamos trabalhando para desfazer estas injustiças e não prejudicar a população de Glória. Aproveito para desejar a todo povo de Glória um feliz Natal, um próspero ano novo, e o que vocês precisarem, a gente vai estar sempre à disposição.

Nenhum comentário: