quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Quixaba: O nome muda ou não muda?

Na última Sessão da Câmara de Vereadores de Glória tivemos a ilustre visita do Sr. Lucas Correa que é neto do saudoso Hortêncio Correa e, atualmente, mora na cidade de Dourados-MS onde é um bem sucedido empresário do ramo de comunicações, rádio e hotelaria. A visita do Sr. Lucas se deu devido à intenção do pleito que o mesmo gostaria de fazer na Câmara de Vereadores e, para isso, o mesmo utilizou a tribuna da câmara para explicitar e defender esse pleito que trata da mudança do nome do Povoado Quixaba para "Povoado Hortêncio Correa".
.
Alguns podem questionar: Mas quem foi Hortêncio Correa pra merecer tamanha honraria?
.
Hortêncio Correa foi o primeiro morador e fundador do Povoado Quixaba; quando da inundação da antiga Glória pelas águas da barragem de Moxotó, toda a população atingida seria transferida para onde, hoje, é a atual cidade de Glória, no entanto, "Seu Hortêncio" não concordou com a mudança para a cidade construída pela CHESF e foi o grande baluarte que, ao lado de pessoas como Lelé Alcântara, Alfredo Campos, João Magalhães, Sidú, entre outros, liderou uma leva de pessoas que começaram a construção do povoado de Quixaba, dando início ao que hoje é o maior povoado do município de Glória, é a esse fato que se prende a idéia e o pedido do Sr. Lucas Correa.
.
Após a explanação dos argumentos pelo Sr Lucas, foi unânime, por parte dos Vereadores, o sentimento de que "Seu Hortêncio" merecia essa homengam, por sua pessoa ter sido fundamental na fundação e desenvolvimento daquele povoado, no entanto só a anuência dos Vereadores e, possívelmente, da Prefeita quanto a esse pleito não seria o bastante, faltava o essencial numa democracia que é a opinião do povo, pois fazer o projeto, votar e sancionar não seria problema algum, porém nenhum Vereador ou Prefeito fará algo de tamanha importância sem a consulta popular.
.
Então alguns encaminhamentos foram feitos durante a sessão, a princípio será feita uma Sessão Itinerante no Povoado Quixaba, sessão essa baseada em Lei de Municipal de minha autoria, que irá tratar não só desse assunto como também de diversos assuntos que sejam pertinentes àquela comunidade e, por fim, será realizado um plebiscito onde apenas os moradores do Povoado Quixaba irão decidir se são ou não a favor da mudança do nome da localidade.
.
Enfim, será ouvida a vontade da população da Quixaba para que, aqueles que lá residem, possam definir os rumos do lugar onde moram e nós, legisladores e a prefeita, possamos fazer valer a vontade soberana do nosso povo.

Nenhum comentário: