quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Glória: Resumo da Sessão Ordinária de 29/10/2013

RBNotíciaCâmara Municipal de Glória
Ao fechar de cortinas do mês de outubro e com aproximação dos meses que encerram o ano e consequentemente a iminência de mais um recesso freiam os trabalhos legislativos e assim é em todas as esferas quer seja federal, estadual e municipal. Os vereadores de Glória, na sessão da Câmara Municipal de hoje, 29 de outubro, já se deram conta que muitos projetos – mesmo os que já estão em andamento, é o caso das famosas estradas de sinais do município vão ter que esperar. Na fala de muitos vereadores fica a preocupação da continuidade dos trabalhos, principalmente para que se corrijam erros, mas é a população quem deve ficar atenta, para cobrar dos parlamentares mais empenho em resolver os problemas da cidade, quando se tem pela frente um ano eleitoral.

 
Foto: Valério José e Alex Almeida

Foto: Marcelo Gomes e Paulo Gomes

Hoje especialmente, pelas circunstâncias das últimas sessões onde se discutiu muito os problemas estruturais do município: reforma de estradas, obras de infraestrutura na cidade, loteamentos, impostos – IPTU e taxa de esgoto,  reforma de escolas e quadras – poliesportivas, ou seja, tudo o que engloba o Plano Diretor, veio novamente à baila. Apenas um requerimento para ser votado na Ordem do Dia, que pede a construção de Módulo Policial no entroncamento da sede do município do vereador José Nilson (PSD) e se pode discutir com mais ênfase os problemas dos cidadãos glorienses.

foto: Carlinhos do Brejo e Gilmar Pereira

Pequeno Expediente

Apesar de todos os vereadores estarem presentes como atesta as fotos da nossa reportagem, apenas 3 fizeram uso de suas palavras nesse momento da sessão o 2º secretário Dorgival Araújo(PV) de certa forma resumiu o que vai em cima. “Na ultima sessão por está ainda abalado com o acidente do meu filho, não participei tanto dos debates aqui, mas hoje gostaria de destacar o seguinte: nós precisamos fazer as máquinas voltar aos trabalhos e quanto antes, nós passamos 50 anos sem uma reforma nessas estradas e agora esse material precisa ser melhor distribuído” destacou o vereador que ainda insistiu na necessidade de se colocar mais máquinas na área agrícola: “não é uma questão de quebra de braço, mais é evidente que estamos longe ainda do quanto já podíamos ter feito nessas áreas agrícolas do município.

Gilmar Pereira (PP) líder do governo destacou entre outras coisas as falas dos vereadores que criticaram as reformas de uma escola na última sessão: “é preciso dizer que quando chegamos ao governo nenhuma escola tinha condições de aula, e hoje tem essa, todas foram reformadas e as obras não param por aí, através de emenda do Dep. Mário Negromonte, chegou em Glória 36 centrais de ar,  várias cadeiras, mesas e bebedouros, são 300 mil reais em benefícios para a secretaria de saúde, e a prefeita não para de trabalhar para o povo de Glória”, declarou o vereador. O presidente da casa Nido de Dotor (PSD) também destacou as questões trazidas pelo colega Alex Almeida (PDT), segundo ele: “Em relação ao Plano Diretor, eu quero dizer que foram baixadas as comissões, mas precisamos retomar, pois precisamos analisar a questão tributária, e assim corrigir eventuais erros, entre eles os apontados pelo colega Alex, porém, é preciso dizer o seguinte: esses valores refeitos podem aumentar para mais ou para menos, os cidadãos precisam entender que os valores vão vaiar bastante a depender da situação de cada propriedade, e claro havendo a necessidade nós vamos retomar essa reunião.
  
foto: José Augusto e José Nilson

Grande Expediente

Valério José (PT) começou sua fala apresentando um funcionário fantasma, segundo ele o nome de uma técnica de enfermagem onde seus respectivos salários constam no TC e a mesma não vem trabalhar? Ainda tem a questão da educação que é preciso perguntar o que está acontecendo com essa verba que sabemos ser carimbada, mas que os alunos continuam os mesmo e a merenda diminuiu? Sem falar da reforma da escola do povoado Gato, em que só fizeram lamber a escola? O vereador, apesar de crítico contumaz do governo pediu a ajuda de Gilmar Pereira para se reunir com a sec. de Educação e tentar evitar as salas multiseriadas, no que Gilmar se dispôs a conversar. Também se pronunciaram Paulo Gomes (PT) que fez questão de esclarecer que não existe funcionário fantasma, mas que esta em questão trabalha em vários postos, chamou atenção para uma mudança no eleitorado, observada nos últimos dias em: “hoje precisamos tomar cuidado com o que falamos aqui, pois muito hoje nos acompanham pela internet, isso é bom”. O vereador ainda chamou atenção para suas críticas ao governo: “O governo precisa ouvir mais, quando faço críticas faço no sentido de orientar, para que as coisas saiam corretas, esse governo faz muito, mas inda precisa ouvir mais sua base”. A opinião de Paulo é seguida por Carlinhos do Brejo (PP) segundo ele não teve o prazer de comemorar a vinda das máquinas ao Brejo do Burgo, pois elas chegaram e logo pararam: “as máquinas estão paradas por falta de lâminas e o governo precisa se organizar melhor, porque a máquina fica parada mais os funcionários continuam ganhando”.

O Grande Expediente encerra com Alex Almeida (PDT) chamando atenção para o que ele classificou de problema sério: “O não cumprimento de leis no município por parte do governo o que eu considero um desrespeito para com o Poder legislativo, por exemplo: Não se respeita o Código Tributário e nem a Lei Orgânica no Calculo do IPTU O decreto expedido pelo Governo na ultima Sexta previa que a Coleta de Lixo e os PSF não teriam seus serviços parados na última sexta, quando se decretou ponto facultativo e tudo isso ficou parado, temo leis e estamos em desacordo com elas, isso me preocupa”.

Ordem do Dia

A câmara aprovou o requerimento de Nº 115/ 2013 que pede a construção de um Módulo Policial no entroncamento da sede do município, o requerimento é do vereador José Nilson.

Nenhum comentário: