sábado, 22 de junho de 2013

Glória -BA: Veja como foi a Audiência pública com a EMBASA na Câmara de Vereadores

Por: Denise Cordeiro

Aconteceu na manhã dessa quinta-feira (20), na Câmara de vereadores da cidade de Glória – BA, uma audiência pública realizada pela Empresa Baiana de Água e Saneamento - EMBASA – Unidade Regional de Paulo Afonso. Estiveram presentes, vereadores, a prefeita do município, Ena Vilma Negromonte, representantes da sociedade civil organizada, o engenheiro da EMBASA, João Carlos e Flávio Feitosa, Gerente Regional.
A audiência foi de muita importância para os munícipes e teve, além das explicações técnicas dos profissionais sobre os problemas, o tempo para que a população se pronunciasse, fizessem suas reclamações e tirassem qualquer dúvida. Na exibição com projetor, foram mostradas as leis e explicado o Marco regulatório – Sistema de esgotamento sanitário, que segundo o engenheiro, João Carlos, “o município de Glória está de parabéns pela iniciativa em fazer uma obra, como o Balneário canto das Águas, com um sistema de esgotamento sanitário preciso e bem estruturado”.
O presidente do poder legislativo municipal, Nido de Dotor, falou sobre a importância dessa audiência para Glória. “Nós sabemos que temos em torno de 60% a 70% do esgotamento sanitário e 30% a 40% que será a segunda etapa. É muito importante receber essa equipe técnica pra nos dar esclarecimentos sobre o sistema, desde o tratamento na captação até a chegada nas torneiras das casas. Uma preocupação pertinente da população é com o valor que irão pagar sobre o serviço que já vem sendo disponibilizado, aqui na sede do município. Os moradores irão pagar 80% do valor para ter sua água tratada nas suas residências”.
O gerente regional, Flávio Feitosa, falou sobre a transparência com que a EMBASA vem trabalhando e da volta de uma sede para o município. “É muito importante nós trabalharmos com transparência e passar para a população as informações necessárias e assim, deixá-los consciente de como são os serviços de saneamento e esgotamento – que irão propiciar a essa cidade, a melhoria na qualidade de vida, fazendo com que a população não sofra com problemas de saúde”.
“Glória já está operando com 70% de cobertura que é um passo importante para a qualidade de vida das pessoas, existirão também outras etapas a serem feitas, mas o propósito aqui é atender 100% da população e dessa maneira, não será gerado esgoto inatura para o Rio São Francisco - muito importante para essa região”.
“Eu tenho plena convicção que a falta de uma loja fixa para atender a população gera transtorno, mas a partir do mês que vem, nó estaremos montado outra loja, ainda não definimos o local exato, mas nós vamos fazer isso para melhor atender a sociedade”.

Nenhum comentário: