terça-feira, 5 de julho de 2011

Entrevistas com os Vereadores na SESSÃO DA CÂMARA DE GLÓRIA-BA 28/06/2011






Vereador Nildo do PT é favorável a ida do Prefeito Anilton Bastos Pereira para base aliada do Governo. “
É importante sim para o governador do Estado ter o prefeito da cidade de Paulo Afonso na sua base aliada, então eu aprovo sim”.


Francisco Sales: A votação da LDO (Lei das Diretrizes Orçamentárias) não aconteceu, isso prejudicou o recesso dos parlamentares?

Vereador Nildo José: “Sim, infelizmente a Câmara só poderá entrar em recesso após a aprovação da Lei das Diretrizes Orçamentárias. Foi enviado a esta casa, as Comissões analisaram, e resolveu fazer algumas mudanças, deu algumas sugestões para correção, e houve um entendimento entre as Comissões e os Secretários da Pasta, as quais foram feitas as correções, para que o governo enviasse hoje (28/06/2011) essas correções para que fossem aprovadas, infelizmente não chegou a tempo, e nós resolvemos adiar o recesso para a próxima terça-feira, é o tempo necessário para que se façam as correções e sejam enviadas a essa casa, para que a gente analise e veja se esta de acordo com o que foi discutido, e assim nós aprovaremos e entraremos em recesso”.

Francisco Sales: O Senhor é favorável a ida do prefeito Anilton Bastos, da cidade de Paulo Afonso, para ser aliado da base do governo?

Vereador Nildo José: “Eu acho que o prefeito Anilton tem o apoio da população, teve seu primeiro mandato, fez um bom trabalho, foi reeleito, tem aprovação de mais de oitenta por cento da população de Paulo Afonso, então isso é o termômetro para avaliar a atuação do político. Então ao ver o prefeito Anilton é uma pessoa pública idônea, não conheço nenhuma atitude dele que venha comprometer sua idoneidade política, portanto eu acho que se é bom para Paulo Afonso, é bom para o prefeito Anilton, bom para o governo do Estado, não vejo por que não ser isso aceitável. Então acredito que o fato do prefeito Anilton ir para a base de apoio ao Governador Jaques Wagner é bom para Paulo Afonso. É claro que em nenhum momento o governador Jaques Wagner nem o presidente Lula descriminou seus adversários políticos, as prefeituras administradas por partidos de oposição ao governo Lula sempre receberam recursos tanto quanto ou até mais do que as prefeituras dos prefeitos da base aliada. A cidade de Paulo Afonso, tem mais de cem mil habitantes, está entre as dez cidades mais importantes politicamente do Estado da Bahia, e é importante sim para o governador do Estado ter o prefeito da cidade de Paulo Afonso na sua base aliada, então eu aprovo sim”.

Vereador Gilmar Pereira consegue uma torre para orelhões e telefones fixos no Povoado Olho D’Água do Souza através de indicação ao Deputado Mário Jr.


Francisco Sales: Vereador Gilmar Pereira fala sobre seus requerimentos.

Vereador Gilmar Pereira: “Fiz um requerimento sobre a necessidade da instalação de mais dois orelhões para o Povoado Olho D’Água do Souza. A população do Povoado fez um abaixo-assinado solicitando os orelhões, e na minha ida a Salvador, acerca de um mês, cobrei isso do deputado Mário Junior, ele me pediu a cópia, eu entreguei, e na semana passada uma firma que ganhou a concorrência instalou a torre e irá instalar os orelhões, como também colocar telefone nas residências dos moradores que desejarem”.

Vereador Nido de Dotor comentou a possibilidade de mudar de partido. “se a gente achasse que haveria necessidade de sair dos democratas, um dos finais poderia ser o PSD”.

Francisco Sales: Vereador Nido de Dotor, qual a avaliação que o senhor faz sobre a gestão do Tenente Coronel Neves nesta região?

Vereador Nido de Dotor: “Foi uma ótima gestão, inclusive falei aqui a semana passada sobre isso, e hoje por coincidência ouvi numa rádio a troca do comando do batalhão, saindo o Tenente Coronel Neves e chegando ai o Tenente Coronel Jorge Ubirajara. Parabenizo mais uma vez o Tenente Coronel Neves pelo trabalho prestado em nosso município, espero que o novo comandante venha cheio de saúde e disposição para dar continuidade ao trabalho feito pelo Tenente Coronel Neves”.

Francisco Sales: O concurso municipal de Glória agora é fato.

Vereador Nido de Dotor: “É. Agora vai se tornar uma realidade, porque hoje nós já temos o edital publicado, já está nos meios de comunicação, e hoje a população já tem conhecimento. A empresa que ganhou a licitação é uma empresa idônea, e a população fique tranqüila que o concurso vai se realizar normalmente, não vai acontecer o que aconteceu na gestão anterior, aonde foi colocada empresa fantasma, e que até hoje a população foi prejudicada, e não teve seu dinheiro de volta. As pessoas fiquem tranqüilas, que aqueles que fizerem suas inscrições terão o concurso realizado sem sombra de dúvidas e conforme está no edital”.

Francisco Sales: Está sendo formado um novo partido o PSD, e que inclusive o senhor teria interesse em sair dos democratas para ir para esse partido, que é aliado do governo Wagner e será aliado do governo Dilma.


Vereador Nido de Dotor: “veja só, eu mencionei na sessão porque vários colegas falaram sobre a questão do prefeito de Paulo Afonso, Anilton Bastos, que é do DEM, nós também somos do DEM, eu, vereador Zé Nilson e vereador Zé de Sidô. A minha colocação foi que se a gente achasse que haveria necessidade de sair dos democratas, um dos finais poderia ser o PSD, mas não afirmei que nós vamos sair dos democratas e vamos para o PSD, poderá isso ocorrer”.

Vereador Alex falou que os vereadores da Câmara não sabiam do edital do concurso público. “ porque nós tivemos um concurso público onde uma empresa que foi contratada na gestão anterior, simplesmente abandonou o processo, ficou com o dinheiro das inscrições”...


Francisco Sales: Vereador Alex, segundo informações, a população de Glória mais uma vez precisou do SAMU, e a ambulância estava quebrada.

Vereador Alex: “Infelizmente sim, entre outras questões aqui faladas, há a questão do SAMU que já por duas semanas encontra-se quebrada, já foi relatado por parte do poder executivo as dificuldades para se ter a reposição de peças, no entanto eu acho que está existindo um pouco de morosidade nessa questão, está muito devagar, e a gente sabe que a questão da saúde pública exige rapidez, exige celeridade. Então a gente apela ao poder executivo, a prefeita Ena Vilma que dê uma solução a SAMU de forma que possa atender a população de forma satisfatória, eu acho que mais de quinze dias quebrada é uma falta de respeito com a população, a verdade é essa ”.

Francisco Sales: O Projeto de Lei da L.D.O., Lei das Diretrizes Orçamentárias chegou a casa para ser votada, porém voltou para a Prefeitura, o senhor falou que qualquer emenda que seja colocada na Câmara uma vez que já foi entregue, não voltaria mais ao executivo.

Vereador Alex: “Justamente, nós temos que seguir os trâmites normais da casa, o que é normal é se mandar o projeto, nós avaliarmos e fazermos correções e melhorias através de emendas, e depois disso feito, seja enviado ao executivo, e que lá sejam aprovadas ou vetadas, o que está errado é se mandar um projeto para cá, agente fazer as correções, e invés de serem analisadas as emendas, o projeto volta e é refeito, e isso não está de acordo com as normas da casa”.

Francisco Sales: Vereador Alex o senhor falou que os vereadores dessa Câmara não sabiam do edital do concurso público?

Vereador Alex: “Justamente. Causou-me estranheza que o concurso público tenha sido lançado ao público sem o conhecimento da Câmara. A Câmara Municipal não sabia oficialmente, nenhum vereador teve conhecimento, e como falei na tribuna fico preocupado, porque nós tivemos um concurso público onde uma empresa que foi contratada na gestão anterior, simplesmente abandonou o processo, ficou com o dinheiro das inscrições, a empresa inclusive ainda está respondendo na justiça por esse caso, então a gente fica preocupado porque a população fica descrente do que possa acontece nesse próximo concurso, por isso eu pedi a casa, a Câmara Municipal, que fizesse um comissão, composta de membros da casa, de vereadores, inclusive eu me propus a fazer parte dessa comissão, para fiscalizar e garantir a população a transparência a e a lisura do processo do concurso público para que todos possam fazer o concurso em igualdade de condições e aquele que estiver mais preparado venha a fazer parte dos quadros da municipalidade”.

Francisco Sales: Vereador Alex, uma das dúvidas do senhor é quanto as inscrições, como por exemplo, quem já pagou no concurso anterior que não houve, o que será feito?

Vereador Alex: “Nós tentamos firmar aqui garantir a aqueles que já fizeram suas inscrições no concurso anterior, que teriam acesso ao concurso desse ano, no entanto como nós vereadores não tivemos conhecimento da realização do concurso, ficamos impossibilitados de pelo menos negociar a questão das inscrições passadas, infelizmente segundo a Promotoria Pública, a empresa que deverá ser condenada a devolver essa quantia ninguém sabe quando vai ser feito isso, e ficamos impossibilitados de fazer essa negociação, infelizmente cabe ao poder executivo buscar uma melhor solução para que essas pessoas possam fazer um concurso em igualdade de condições com as demais que irão fazer nesse momento”.

Vereador Valério José (PT) “Pedimos a promotora que observasse a empresa que ganhou a licitação para fazer o concurso público de Glória, por causa do que aconteceu no governo passado, pois a empresa era fantasma”.

Francisco Sales: Vereador Valério José, hoje o senhor falou que foi juntamente com o
Vereador Zé Nilson, a uma reunião com a Promotoria na cidade de Paulo Afonso, o que foi discutido nessa reunião.

Vereador Valério José: “A Promotoria de Glória tem nos deixados bastante preocupados com mais uma “dança da cadeira”, onde o Promotor Alexandre saiu. Fomos comunicados que a Promotoria de Paulo Afonso iria dar uma cobertura em Glória, então fomos conversar infelizmente apenas eu e o vereador Zé Nilson. A Promotora foi muito sincera, nós estávamos muito preocupados com o concurso público, e ela disse que a única coisa que poderia fazer aqui em Glória é o júri e com relação também a pensão alimentícia. Pedimos a promotora que observasse a empresa que ganhou a licitação para fazer o concurso público de Glória, por causa do que aconteceu no governo passado, pois a empresa era fantasma, então poderíamos correr o mesmo risco, e por isso pedimos que ela desse uma fiscalizada para que não aconteça o que aconteceu no passado, e ai eu trouxe esse assunto para casa hoje porque nós como vereadores representantes desse município precisamos tomar uma iniciativa de juntos cobrar que aqui na cidade de Glória tenha que ter uma Promotoria Titular e também Juiz Titular para atender as necessidades da nossa população”.

Francisco Sales: Vereador Valério José, o senhor também mostrou preocupação com a merenda escolar que está indo para as escolas do município.

Vereador Valério José: “Me corta o coração em ver como boa parte dos funcionários dessa prefeitura trata os problemas escolares. Veja só, eu consegui ver a forma que a merenda escolar chega às escolas. No Povoado Quixaba, não é a primeira vez que a merenda escolar chega em péssimas qualidades, as vezes a metade já se encontra podre, então eu fiz esse questionamento aqui na casa com os vereadores, a diretora da merenda escolar veio conversar comigo, e eu falei com ela algumas das preocupações, primeiro: o carro que leva a merenda escolar para as escolas é uma D20, então é sol é poeira, é tomate em cima do pimentão, esse em cima do coentro, então quando chega lá, chega em péssimas qualidades. Perguntei ainda a diretora se eles estavam fiscalizando o momento em que essa merenda sai do mercado, ela respondeu que não. Então eu acho que o pessoal estão brincando de trabalhar, eles não ganham tal mal, então eu exigo como representante do povo, como legislador, que esse pessoal que trabalha cumpra com seu papel e lembrem-se das escolas e tenha merenda com qualidade. Caso não aconteça, não corrijam, eu vou denunciar”.

Vereador José Manoel Braz (Bezeca) “o Projeto da L.D.O. não estava completo, teve que ser devolvido para fazer mais algumas correções”.

Francisco Sales: Vereador José Manoel Braz, Presidente da Câmara Municipal de Glória, o senhor falou que os projetos após entrarem na casa não poderiam retornar ao Executivo, que a própria Câmara fará as emendas.

Vereador Manoel Braz: “O que está acontecendo aqui é que nós estamos recebendo os projetos para consertar, e depois está sendo devolvido ao Executivo. As emendas têm que serem feitas aqui, se a prefeita achar que deve aprovar ou vetar fica a cargo dela, por isso nós falamos aqui hoje, para que isso não aconteça mais, se houver projetos, nós iremos verificar e tiver que haver emendas a Câmara de Vereadores é que deverá fazer”.

Francisco Sales: Inclusive hoje deveria ter sido voltado a L.D.O., Lei das Diretrizes Orçamentárias, será votada numa sessão extraordinária.

Vereador Manoel Braz: “isso mesmo. Hoje a Câmara entraria em recesso, não foi possível porque o Projeto da L.D.O. não estava completo, teve que ser devolvido para fazer mais algumas correções. Ficou para a próxima semana a realização da votação, e assim entrar em recesso”.

Fonte: Paulo Afonso em Destaque.com

Nenhum comentário: