quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Professores da rede municipal de Glória deflagram greve por tempo indeterminado.

Os servidores da rede municipal de ensino de Glória deflagraram greve por tempo indeterminado. A decisão foi tomada em assembléia geral da categoria realizada na manhã desta quarta-feira (05). O motivo para a paralisação é o descumprimento por parte do governo dos acordos firmados em 2013.

“Não há mais espaço para promessas”, declarou a Delegada da APLB Esmeralda Patriota. A greve foi deflagrada no terceiro dia do ano letivo de 2014 porque no ano passado, o Governo da Dra. Ena Vilma Negromonte firmou acordo com a categoria e não cumpriu. O Governo foi notificado diversas vezes pelo Sindicato, mas somente na iminência da deflagração da greve, chamou a direção para uma audiência onde fez a proposta de em 30 dias informar à categoria como poderia proceder ao cumprimento dos acordos firmados em 2013, coisa que a categoria não aceitou.

Entenda a situação:

Em Janeiro de 2013 o Governo Federal deu reajuste de 7,97% relativo ao piso salarial dos profissionais da Educação Básica, no entanto, em Glória, o Governo só enviou para a Câmara Municipal o Projeto de Lei para regulamentar esse reajuste no mês de Agosto para que, a partir de Setembro os salários da classe já incorporassem esse reajuste, além disso, foi acordado com a APLB que os valores retroativos ao aumento de Janeiro a Agosto seriam pagos até o dia 31 de Dezembro de 2013. Infelizmente isso não aconteceu; os valores retroativos não foram pagos e, além disso, nem todos os profissionais da educação municipal foram contemplados com o aumento de 7,97% repassados pelo Governo Federal ao município.

Esse ano o Governo Federal já anunciou reajuste de 8,32% no piso salarial dos profissionais da educação e o Governo Municipal ainda não sinalizou para quando será enviado o Projeto de Lei para a Câmara Municipal regulamentando esse repasse. Diante dessa situação a APLB em assembléia com a categoria resolveu entrar em greve por tempo indeterminado até que o Governo faça alguma proposta viável e concreta que possa resolver essa situação.


Estiveram presentes à assembléia um grande número de servidores além dos dirigentes da APLB, Esmeralda Patriota e Celito Lima, e dos Vereadores Alex Almeida e Valério José.

Nenhum comentário: