segunda-feira, 18 de novembro de 2013

O papel dos Vereadores

 Vereadores atuantes e vigilantes ajudam o executivo com os problemas do município
Vereadores de Glória em reunião sobre o IPTU
Por Ivone Lima

Os Vereadores são os responsáveis pela elaboração das leis municipais, como, por exemplo, a Lei Orgânica – uma espécie de "Constituição Municipal", com as diretrizes que devem ser seguidas pelos Poderes Executivo e Legislativo e também pelos moradores da cidade. As Câmaras de Vereadores são, no Brasil, mais antigas do que o Congresso Nacional e as Assembléias Legislativas. A primeira delas foi instalada por Martin Afonso de Souza na capitania hereditária de São Vicente, em 1532, e ficou conhecida como "Câmara Vicentina". Hoje em dia, os vereadores fazem a ponte entre a população e o prefeito, além de fiscalizar o trabalho do Executivo.
Para ser vereador, a rigor, o candidato precisa obedecer algumas exigências segundo a Constituição: Ser alfabetizado; ter nacionalidade brasileira; gozar o pleno exercício dos direitos políticos; estar listado eleitoralmente; ter domicílio eleitoral na circunscrição há pelo menos um ano; ser filiado há mais de um ano a um partido político e ter no mínimo 18 anos (no dia da eleição). Isso posto, se pode medir o trabalho parlamentar com mais precisão, quando as intervenções deste influenciam positivamente na vida do cidadão.
Por exemplo, no mês passado, na Câmara Municipal de Glória/BA, Alex Almeida (PDT) que lidera o bloco de oposição ao governo da Dra. Ena Vilma (PP), levou à Câmara cálculos que provaram sem sombra para dúvidas, que o cálculo do IPTU do município não considerava os valores reducionais aprovados pela casa em 2009, passando a vigorar em 2010, à época Ena autorizou uma redução de 50%. Como os carnês chegaram ao contribuinte com um valor salgado, passou-se a se questionar, dentro da Câmara, por que a redução não baixou o valor do tributo? Os vereadores, no caso específico, Alex fez o que manda sua função: Zelar pelo bom desempenho do Executivo e exigir a prestação de contas dos gestores públicos. O governo por seu turno, rapidamente respondeu ao legislativo e à população reconhecendo o erro de cálculo e providenciando a mudança necessária, a partir desses ajustes, quem já pagou com o valor sem a redução terá crédito junto ao governo e quem ainda não pagou o fará com os valores corrigidos. A empresa Jurisdata é quem assessora à prefeitura de Glória também nesses assuntos.

E assim, apesar da decisão não ter agradado ao vereador em questão, foi feita uma correção importante, contando também com a colaboração dos colegas de oposição e de situação. Apesar da descrença de parte da população nos políticos, e mais especificamente nos vereadores, não se pode perder de vista que eles são nossos pés, ouvidos e vozes junto à prefeitura, portanto, o voto mais importante dentro do conjunto que nos representa.  

Nenhum comentário: