quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Vereador Alex Almeida fala sobre a falta de aumento dos funcionários públicos em Glória.

RBNotíciaVereador Alex Almeida

A presença de professores, na sessão da Câmara de Glória, entre eles da presidente da APLB, Esmeralda, e funcionários de apoio da educação que reivindicam o aumento garantido por lei também para a categoria, foi o que tirou o foco do embate entre Paulo Gomes e Valério José, na última terça-feira (26), de certa forma a presença dos professores tirava o governo da platéia o convidava ao centro, ficou a cargo do ver. Alex Almeida (PDT) trazer as questões do aumento dos funcionários ainda não repassados, terminada a sessão ele nos concedeu entrevista:  

RBN - Os servidores de apoio de educação ainda não receberam o aumento, como o senhor analisa essa situação?
Ver. Alex Almeida Em agosto de 2013 foi aprovado um Projeto aqui na casa que dava um aumento de salário aos funcionários da educação, e previa para uma data posterior o pagamento dos valores retroativos do período de Janeiro a Julho de 2013. No entanto, o que aconteceu é que só os professores receberam o aumento quando na verdade o aumento precisa ser repassado para todos os funcionários da educação básica. Nós demos apoio à categoria, até porque a lei foi encaminhada pelo executivo, se não havia condições de dar o aumento porque fizeram? A partir do momento que aprovamos o projeto de lei esse aumento teria que ser repassado para toda a categoria.

Isso inclusive tem me trazido preocupações, aqui algumas leis não estão sendo cumpridas; primeiro foi o IPTU com quatro anos sendo cobrado ilegalmente, tem a questão dos animais na Quixaba, que precisa de um entendimento do governo e de maior atenção desta casa com relação ao cumprimento dessa lei, também falamos aqui sobre o ACS (Agentes Comunitários de Saúde) onde o ministro Alexandre Padilha enviou através de decreto o cumprimento dos R$ 950 reais mensais de gratificações para esses profissionais e o governo também não está cumprindo essa lei, então essa questão dos cumprimentos das leis realmente tem me trazido preocupação além de que os outros funcionários públicos municipais estão há mais de 5 anos sem receber reajuste, então toda essa problemática nos causa preocupação. Assim como essa questão dos funcionários que pararam e estão sendo perseguidos, ameaçados de corte nos salários.

RBN - Recentemente os senhores aprovaram um projeto que pedia um Crédito Adicional Especial, mas parece que o problema não foi resolvido?
Ver. Alex Almeida - Na verdade já são alguns créditos que temos aprovados aqui na Câmara justamente para dar condições ao governo de honrar seus compromissos, tanto com os funcionários como fornecedores, no entanto, é que mesmo com esse recurso a mais ainda há fornecedores que não receberam aquilo que lhe é devido e ainda tem esses aumentos que não foram repassados, e nós estamos atentos e apoiando os movimentos e as classes que se sintam prejudicadas.

RBN - Hoje o senhor lamentou o episodio do PED?
Ver. Alex Almeida - Sim, não sou do PT, mas sinto que os colegas que antes eram colegas de partido estão em lados opostos, mas desejo sorte a ambos, tanto Valério que está a frente do PT quanto a Paulo que estará em outra legenda. 


Fonte: RBNotícia, Ivone Lima, jornalista da RBN

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

O papel dos Vereadores

 Vereadores atuantes e vigilantes ajudam o executivo com os problemas do município
Vereadores de Glória em reunião sobre o IPTU
Por Ivone Lima

Os Vereadores são os responsáveis pela elaboração das leis municipais, como, por exemplo, a Lei Orgânica – uma espécie de "Constituição Municipal", com as diretrizes que devem ser seguidas pelos Poderes Executivo e Legislativo e também pelos moradores da cidade. As Câmaras de Vereadores são, no Brasil, mais antigas do que o Congresso Nacional e as Assembléias Legislativas. A primeira delas foi instalada por Martin Afonso de Souza na capitania hereditária de São Vicente, em 1532, e ficou conhecida como "Câmara Vicentina". Hoje em dia, os vereadores fazem a ponte entre a população e o prefeito, além de fiscalizar o trabalho do Executivo.
Para ser vereador, a rigor, o candidato precisa obedecer algumas exigências segundo a Constituição: Ser alfabetizado; ter nacionalidade brasileira; gozar o pleno exercício dos direitos políticos; estar listado eleitoralmente; ter domicílio eleitoral na circunscrição há pelo menos um ano; ser filiado há mais de um ano a um partido político e ter no mínimo 18 anos (no dia da eleição). Isso posto, se pode medir o trabalho parlamentar com mais precisão, quando as intervenções deste influenciam positivamente na vida do cidadão.
Por exemplo, no mês passado, na Câmara Municipal de Glória/BA, Alex Almeida (PDT) que lidera o bloco de oposição ao governo da Dra. Ena Vilma (PP), levou à Câmara cálculos que provaram sem sombra para dúvidas, que o cálculo do IPTU do município não considerava os valores reducionais aprovados pela casa em 2009, passando a vigorar em 2010, à época Ena autorizou uma redução de 50%. Como os carnês chegaram ao contribuinte com um valor salgado, passou-se a se questionar, dentro da Câmara, por que a redução não baixou o valor do tributo? Os vereadores, no caso específico, Alex fez o que manda sua função: Zelar pelo bom desempenho do Executivo e exigir a prestação de contas dos gestores públicos. O governo por seu turno, rapidamente respondeu ao legislativo e à população reconhecendo o erro de cálculo e providenciando a mudança necessária, a partir desses ajustes, quem já pagou com o valor sem a redução terá crédito junto ao governo e quem ainda não pagou o fará com os valores corrigidos. A empresa Jurisdata é quem assessora à prefeitura de Glória também nesses assuntos.

E assim, apesar da decisão não ter agradado ao vereador em questão, foi feita uma correção importante, contando também com a colaboração dos colegas de oposição e de situação. Apesar da descrença de parte da população nos políticos, e mais especificamente nos vereadores, não se pode perder de vista que eles são nossos pés, ouvidos e vozes junto à prefeitura, portanto, o voto mais importante dentro do conjunto que nos representa.  

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

PT de Glória: PED elege vereador Valério José presidente do partido

O Partido dos Trabalhadores realizou domingo dia 10 de novembro, o PED – Processo de Eleição Direta, onde são eleitos os seus dirigentes em nível nacional, estadual e municipal. O PT é o único partido no país que as suas direções são eleitas democraticamente através do voto dos seus filiados.
ver valerio
Em Glória (BA), a eleição ocorreu no Centro Comunitário do povoado Quixaba. O vereador Valério José foi eleito Presidente do Partido no município. Será mais um grande desafio para Valério, que está em seu segundo mandato como vereador e exerce a função de líder da Bancada Petista na Câmara Municipal.
Para alguns órgãos de imprensa a vitória de Valério José é uma grande surpresa, pois nos últimos meses estes meios de comunicação afirmavam que o vereador estava de malas prontas para deixar o PT, o que sempre foi negado por Valério José. Em resposta a esta afirmação numa certa ocasião, Valério José afirmou: “Nosso grupo nunca se reuniu para discutir desfiliação, muito pelo contrário, discutimos o que devemos fazer para fortalecer ainda mais o PT no município. A hipótese de sair do PT estar totalmente descartada neste momento”.
Valério José, agora que foi eleito através dos votos dos filiados para comandar o PT pelos próximos anos, confirma  que o seu objetivo é contribuir com o fortalecimento do Partido no município. E terá o importante desafio de comandar as discussões que o Partido fará para definir o caminho que o PT tomará no próximo pleito eleitoral municipal. Do facebook