sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

O Carnaval de Glória

Já a alguns anos a cidade de Glória não tem festejos carnavalescos, desde a extinção do Bloco Vira Copos, hoje recriado como Alvorada dos festejos de Santo Antônio, o Bloco saía nas ruas da cidade com sua batucada que era animada pelos moradores vestidos de camisas padronizadas e levava as pessoas uma alegria contagiante. O carnaval de Glória caiu no esquecimento. Há quatro anos, da idéia de alguns amigos que se ressentiam da falta da folia momesca, surgiu o Bloco das Virgens, que nada mais era um grupo de rapazes que se vestiam de mulher e saiam atrás de um Jumento enfeitado, ao som de musicas carnavalescas num desfile regado a bebidas.

A partir do segundo ano, em 2009, a Prefeitura da cidade resolveu, através de então Secretário de Turismo, cargo extinto na atual administração, apoiar o bloco disponibilizando um Carro de Som para o evento. Desde então, nos últimos anos assim aconteceu, a Prefeitura entra com o carro de som para divertir os homens e mulheres que participam da festa.

Em 2012 não foi diferente, os homens travestidos de mulher invadiram a Praça Adair Pereira Leite na Terça Feira de carnaval para aproveitar o único dia de Carnaval da cidade, as famílias foram prestigiar o evento com seus filhos, as Lanchonetes foram abertas, barracas de coquetéis, Churrasquinhos, barracas de bebidas, enfim tudo pronto para a festa e o desfile dos travestidos. No entanto vários foram os pontos negativos da festa bem como varias foram as reclamações das pessoas que se faziam presentes.

Primeiro a ausência da policia militar que tinha sido garantida pela Administração Municipal que se encarregou da segurança do Evento, essa ausência acabou incitando alguns focos de violência e brigas na área da festa. A escuridão que a Praça se encontrava contribuía para a insegurança do local, onde várias crianças transitavam. O trânsito desordenado acabou acarretando numa colisão entre dois carros, sem falar nos motoqueiros que transitavam em alta velocidade sem nenhuma fiscalização. O carro de som disponibilizado pela Prefeitura, na verdade era um Mini Carro de Som que não fazia frente aos sons automotivos que estavam ligados na praça e pro fim, o desfile de travestidos pelas ruas da cidade não aconteceu justamente pela falta de segurança prometida ao evento.

Enfim, que Glória não tem carnaval todo mundo sabe, mas pelo menos o único dia de festa que o povo pode aproveitar deve proporcionar, no mínimo, conforto e segurança pra todos aqueles que participam da Terça feira carnavalesca da cidade de Glória.

Nenhum comentário: