quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Delegado de Glória: "Os presos querem encontros íntimos, mas não temos condições"

"Os presos quando reclamam, acham até que os parentes são humilhados, mas na verdade eles queriam encontro íntimo, não temos condição só temos duas celas."

.
Crédito: portalquixaba.com.br

A redação do Portal Quixaba publicou recentemente uma carta escrita pelos detentos da delegacia de Glória, direcionada a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), na qual relatavam as péssimas condições daquela referida delegacia. No entanto, fomos constatar in-loco o que está acontecendo e conversamos com o delegado da policia civil de Glória, Marco Antônio Bacelar sobre essa situação.
.
Acompanhe alguns trechos dos argumentos do delegado Bacelar:
“Na verdade tomei conhecimento do teor da carta no momento dessa entrevista, e em relação ao calor, é um fato em conteste, pois até em nossas residências e nas residências daquelas pessoas que têm uma condição financeira mais favorável de obter um ar condicionado, ventilador, entendem que esses equipamentos não fazem frente ao calor que faz em toda a nossa região, agora algumas situações que foram colocadas na carta, eu entendo que foi colocada até de forma injusta, porque quando fala em humilhação tanto pra eles quanto para os familiares, agente vai expor aqui a visão da delegacia e entende que o tratamento dispensado não há nenhum tipo de humilhação, só pra fazer um relato aqui de forma geral, a situação da carceragem, não só aqui em Glória, Paulo Afonso, o Estado da Bahia e até em todo Brasil é uma situação realmente de calamidade pública, as condições oferecidas aos presos, de fato não são as melhores, porque ainda que o indivíduo esteja preso, ele vai está pagando pelo mal cometido. Então não existe a chamada dupla punição, além de pagar com sua liberdade também impor um castigo físico. Mas, só que as condições, como eu disse as condições não são as ideais, nós não temos uma estrutura ideal para abrigar presos”.
.
“Nossa delegacia aqui conta com mais de 40 anos... o ideal aqui é que fosse derrubada...”
“Nós fizemos uma visita agora apouco e as condições e a estrutura física não são das piores, mas, infelizmente e eu vou aqui explicar: porque o preso ele fica recolhido, a nossa delegacia aqui conta com mais de 40 anos, desde a cidade de Nova Glória quando a Chesf construiu esse prédio, um prédio antigo, o ideal aqui é que fosse derrubada e construída uma nova delegacia mais moderna, então as condições físicas das celas não são as mais favoráveis, e ai eu vou concordar com os presos quando eles dizem que o calor é forte, é insuportável, concordo plenamente com eles porque as celas não tem nenhum tipo de ventilação, e o que é que agente tem feito pra poder ajudar nessa parte ai? No ano passado, nos deixávamos os presos soltos, mas ouve duas tentativas de fuga, então depois dessas tentativas de fuga nos tivemos que tomar algumas medidas. Como eu mostrei pra você, as duas celas cada uma tinha um buraco que já foi fechado que os presos fizeram querendo fugir, então não tem como entendeu”.
.
Poucos policiais em Glória
“Uma outra situação, o nosso pessoal, o nosso pessoal infelizmente o nosso efetivo é reduzido, nos temos poucos policiais, nos temos aqui um convenio da Secretaria de Segurança Publica do Estado da Bahia com a Prefeitura Municipal de Glória e a Prefeitura sede alguns funcionários, a exemplo aqui de dois carcereiros e uma funcionária que faz trabalho de serviços gerais, então esse pessoal por força de convênio cedido pela prefeitura, é esse pessoal que completa o nosso efetivo local, não pra fazer diligências, mas para cuidar da parte interna fazer esses cuidados com os presos, e felizmente esse pessoal tem aprendido muito, mas não tem a devida qualificação necessária para lidar com os presos que ficam a espera de uma oportunidade para tentar fugir e quando há uma fuga, há implicações”.
.
“Os presos querem encontros íntimos, mas não temos condições”
“Um outro ponto que eu gostaria de destacar é em relação às visitas, os presos quando reclamam, acham até que os parentes são humilhados, mas na verdade eles queriam encontro íntimo, não temos condição só temos duas celas. Nós colocamos uma distância em ter as celas e os familiares, colocamos um banco e eles questionam isso porque queriam ter um contato físico com os seus familiares e isso não é possível, o ano passado nos apreendemos aqui um aparelho de celular que a esposa de um dos presos trouxe escondido no sutiã e por esse encontro próximo entregou para o preso, também encontramos uma cerra que foi entregue por um dos familiares”.
.
Delegacia de Glória: 13 presos para 04 vagas
“Nós temos duas celas com capacidade para dois ou no Maximo quatro detentos e hoje nos estamos com cerca de treze. O primeiro ponto seria que o preso fosse transferido para o local correto, que seria o presídio lá em Paulo Afonso que teria uma condição melhor, e na impossibilidade de se fazer isso, uma intervenção aqui através de um trabalho de engenharia o próprio Estado para ver o que poderia melhorar, mas, infelizmente não temos essas condições finalizou o delegado”.

As informações são do portalquixaba.com.br

Fonte: ozildoalves.com.br


Nenhum comentário: