Através do requerimento
aprovado no dia 15/04/2011 na Câmara Municipal, foi solicitada a criação da
Ouvidoria Municipal de Glória pelo Vereador Alex Almeida; o órgão foi criado em
meados de 2013, no intuito de atuar no
pós-atendimento e na mediação de conflitos entre o cidadão e as instituições
municipais procurando personalizar o atendimento ao usuário e individualizar o
tratamento da mensagem. A Ouvidoria Municipal serve para os cidadãos
apresentarem pedidos, reclamações, denúncias, elogios e/ou sugestões referentes
aos serviços prestados pela Prefeitura ou pela Câmara de Vereadores e tem como
beneficio a aproximação do
Poder Público com os cidadãos através da construção de um canal de comunicação
sustentável, acessível, direto e gratuito possibilitando o envio de respostas
sobre a atuação da Prefeitura, permitindo a correção de disfunções e o
redirecionamento das ações desenvolvidas resultando numa maior credibilidade e
fortalecimento da imagem da Prefeitura junto à população.
Em tese A Ouvidoria Municipal funciona recebendo as manifestações
por carta, fax, telefone ou internet, encaminhando-as para o ouvidor, que, por
sua vez, as repassa para as áreas responsáveis, acompanhando e cobrando
soluções e respondendo ao cidadão dentro de um prazo previamente estabelecido.
O grande problema é que, em Glória, nada disso está acontecendo, a intenção
do Vereador ao solicitar a criação da ouvidoria está longe de ser atendida. A
figura do Ouvidor, hoje representada pelo Ex Vereador e Ex Presidente da Câmara
Municipal de Glória, Nildo José, é apenas um ocupante de cargo que não tem
condições de desenvolver o trabalho profícuo a que se dispõe uma ouvidoria
municipal. Infelizmente a Ouvidoria do Município de Glória não dispõe de uma mínina
infraestrutura capaz de garantir o seu pleno funcionamento e muito menos servidores
na sua organização funcional. A Ouvidoria não dispõe sequer de um número de
telefone, site ou email para contato, não tem uma sala que a abrigue, não tem
um veículo para locomoção, não tem atendentes, enfim a ouvidoria tem apenas o
ouvidor que, para atender a toda a logística da ouvidoria, teria que se
multiplicar em várias funções ao mesmo tempo, o que impossibilita o seu
trabalho por mais que o mesmo tenha boa vontade e competência suficiente para
isso.
Enquanto isso a Prefeitura perde um excelente canal de aproximação com a
população onde através do mesmo se pudesse ter uma linha direta com a população
de forma que o Poder Público pudesse interagir com a sociedade na busca de
soluções, melhorias e tomada de decisões em conjunto, dando voz a população
tornando o Poder Público parceiro da sociedade no que tange as demandas do município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário