quarta-feira, 23 de junho de 2010

Conselho Tutelar de Glória enfrenta dificuldades

Redação
Edicarlos Queiroz/portalquixaba.com
Crédito: Glauber Leal
Casa onde funciona o Conselho Tutelar
Casa onde funciona o Conselho Tutelar

Quando falamos de conselho tutelar, a primeira idéia que vem em nossa imaginação é repressão, muitos de nós confundimos o papel do conselho com o poder de policia. A função do conselho é zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes, ou seja, para que, quem deva cumpri-los, efetivamente os cumpram. É fazer com que os direitos devam ser assegurados com absoluta prioridade pela família, pela comunidade, pela sociedade em geral e pelo poder público. Mas para atuar de forma efetiva é preciso que haja estrutura para que os conselheiros tutelares possam atuar.

.

O conselho tutelar da cidade de Glória é muito recente, esta é apenas a sua segunda formação, que é composta por cinco membros, Dalianne Natividade, Taíla Mariane, Jurimaria Souza, Renato Araújo e Débora Katiane. Que tem atuado nos seguintes pilares: Atender, acompanhar, Aconselhar e encaminhar. A escala de atendimento dos conselheiros tutelares é realizada da seguinte forma: atendimento de segunda à sexta, das 08h às 17h. Nos finais de semana sempre fica um conselheiro de sobre aviso, já aos feriados todos os conselheiros sempre ficam de sobre aviso. Para eventual emergência existe uma escala na delegacia de Glória. Apenas as quartas feiras que o conselho tutelar atua na área rural, devido à falta de transporte, pois o município só o disponibiliza um dia na semana.

.

Existe certa precariedade na estrutura do conselho, não há um telefone disponível para a comunidade, o que há é apenas um ramal para contato com as secretarias do município de Glória, município este que disponibiliza apenas transporte um único dia na semana. Se houver uma emergência na área rural, fica para depois. O conselho tem estabelecido uma parceria com as escolas municipais realizando palestras e campanhas anti-drogas, as escolas também disponibilizam materiais educativos para o Conselho.

.

Texto: Edicarlos Queiroz

Fotos: Glauber Leal

Nenhum comentário: