terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM) de Glória é considerado Baixo e é o menor da região.

Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) é uma medida comparativa usada para classificar os municípios pelo seu grau de "desenvolvimento humano" e para ajudar a classificar os municípios de acordo com o seu grau de desenvolvimento. A estatística é composta a partir de dados de expectativa de vida (Longevidade), Renda e Educação recolhidos a nível municipal.  
Segundo números oficiais do Governo, o IDHM do município de Glória atualmente encontra-se bem abaixo da média nacional que é de 0,637, no entanto o que mais chama atenção é que Glória tem o seu índice de IDHM inferior a praticamente todas as cidades da região, ficando abaixo de cidades como Chorrochó, Macururé e Rodelas (Veja quadro abaixo). Além disso, o índice de IDHM Gloriense é considerado de "Baixo Desenvolvimento Humano" enquanto as cidades citadas no quadro comparativo estão com índices considerados de "Médio Desenvolvimento Humano".
Isso significa dizer que a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento de uma população não dependem só de obras de infra estrutura, de obras turísticas ou voltadas para o esporte, é preciso que se desenvolvam politicas púbicas que dêem acesso a uma boa educação, a saúde, trabalho e distribuição de renda, isso sim pode alavancar o desenvolvimento de um município e melhorar a qualidade de vida do seu povo o que infelizmente não tem acontecido com o município de Glória de acordo com os índices apresentados.
Veja abaixo o quadro comparativo dos índices de IDHM de Glória e demais municípios da região:     



Nenhum comentário: